sexta-feira, 12 de maio de 2017

A nova data do carnaval de São Leopoldo

O Secretário Ismael Mendonça na Mostra do Samba de São Leopoldo - Foto: Arquivo pessoal 

Por Israel Ávila

E o carnaval de São Leopoldo novamente sofre uma alteração de data, e os motivos agora são alheios às vontades terrenas: o clima e o tempo! As previsões de fortes chuvas para o próximo sábado, quando iria ser realizado o desfile das escolas de Samba da cidade, foi o motivo alegado pela organização do evento que emitiu nota no fim da tarde desta sexta informando a transferência de data da festividade, outras vezes já transferida.
Em conversa com o Setor 1, Ismael Mendonça, secretário de cultura da cidade, disse que seria injusto depois de tanta dificuldade colocar as fantasias e os foliões a desfilarem na chuva pondo em risco até a saúde e a integridade física dos mesmo:

“- O adiamento deu-se única e exclusivamente pela previsão de temporal que se tem para o dia 13 de Maio, quando iria ocorrer o desfile. Depois de tanto esforço das escolas de samba não podemos realizar um desfile que perca o brilho, diminua o publico e possa por em risco os foliões”.

Nesta semana o Ismael visitou aos atelieres, barracões e sedes das escolas de samba para acompanhar de perto o trabalho realizado para o desfile de cada uma das escolas de São Leopoldo e disse estar otimista com o que viu: “Sem dúvida teremos um lindo desfile...”

O desfile das sete escolas de samba da cidade foi transferido então para o dia 20 de Maio, a partir das 20 horas. Ele terá caráter competitivo, porem sem o quesito alegoria. Mesmo assim, segundo o secretário de cultura, as entidades desfilaram com tripés que não serão avaliados.
Segundo Cledenir Dias Paim, coordenador geral do carnaval de São Leopoldo, a mudança foi positiva:
“Um patrocinador levantou a questão da chuva e passamos a atentar para as previsões que de fato estão marcando grandes tormentas para amanhã. Mudar foi preciso e o conjunto de apoiadores, governo e escolas de samba achou por bem esperar mais uma semana. Estamos pensando neste e nos próximos carnavais já, onde teremos mais tempo para captar recursos nesta fase que o carnaval tem de se tornar independente”.

Ele ainda fala da infraestrutura do evento que terá espaço para 1.200 pessoas sentadas e outros tantos locais de acesso para que o público possa assistir o desfile da melhor forma.
A presidente da Associação das entidades carnavalescas de São Leopoldo Eloisa Moraes foi procurada para comentar a mudança de data e falar sobre as expectativas para o desfile, além de informações sobre corpo de jurados e o regulamento do carnaval de São Leopoldo para 2017, mas não foi encontrada e não atendeu a nossas ligações.


Veja a seguir na íntegra, a nota emitida na tarde desta sexta informando a transferência da data:
Nota sobre o carnaval leopoldense
Estamos fazendo um bonito percurso de resgate e resistência do carnaval. Enquanto muitos municípios deixaram de realizá-lo, São Leopoldo, juntando forças, entidades carnavalescas, governo e patrocinadores, trabalha para que esta importante festa popular seja realizada, mesmo fora de época. Nós amamos o carnaval e por isso lutamos por ele. Realizamos uma linda festa para a escolha da corte, após 4 anos sem o coroamento; promovemos uma mostra de samba enredo, que há muitos anos não ocorria; e estamos prontos para fazer um lindo desfile de carnaval.

Estamos, contudo, sujeitos à instabilidade do clima – o que poderia ocorrer em qualquer época do ano. Por esta razão, tendo em vista a previsão de chuvas e ventos, comunicamos através desta nota a transferência de nosso carnaval para o dia 20 de maio, às 20h. 
Convidamos toda comunidade para desfilar e prestigiar esta grande festa popular.
-Associação de Entidades Carnavalescas
-Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult | Prefeitura de São Leopoldo) 
-Hermann Bebidas (Patrocinador)
-3 Tentos (Patrocinador)

O carnaval de São Leopoldo terá entrada franca e se manter os horários que seriam na primeira data terá a seguinte ordem: