quinta-feira, 23 de março de 2017

Definições e adequações para o carnaval 2017


Por Israel Ávila 


As normativas de o que mudará neste carnaval devido o momento atípico que vive a festa de momo em Porto Alegre foram divulgadas pela LIESPA e UECEGAPA em seu site oficial. Dentre as principais mudanças, a decisão de que não haverá descenso, ou seja, nenhuma escola cairá de seu grupo. A campeã da Série Prata passará a integrar a Série Ouro no carnaval 2018 (sobe uma).

A Unidos do Capão oficializou sua licença e retorna a competição na Sério Prata em 2018. Como “multa”, a escola terá descontado de seu resultado final do próximo carnaval 0,5 pontos.

Outra mudança é o licenciamento da Tribo Os Guaianazes, sendo assim a Tribo Os Comanches será “Hors Concours” do carnaval de Porto Alegre em 2017.

Jurados de Porto Alegre, do Grupo AJUCEPERS

Neste ano atípico que vive o carnaval, não haverá possibilidade de contratação de jurados cariocas, sendo assim o júri do carnaval de Porto Alegre volta a ser feito pela AJUCEPERS – Associação de Jurados de carnaval do Rio Grande do Sul. Haverá entre os jurados da associação alguns jurados convidados. A lista oficial deve ser apresentada na próxima sexta feira (24), de início para os presidentes das entidades, e em seguida oficialmente divulgada para o grande público.

Apuração

A apuração mudou de data e local. Deixa de ser no domingo no Araújo Viana e passa a ser na segunda (27), no Complexo Cultural do Porto Seco. Isso se dá a pedido da BAND, emissora que irá fazer a transmissão do carnaval, para que assim, a apuração também possa ser televisionada. O início será a partir das 16 horas, com leitura das notas a partir das 17 horas. O resultado final deverá sair por volta de 18h45min.

Números

Também houve alteração no número mínimo e máximo entre os quesitos e sub-quesitos das escolas dos dois grupos. Veja os números:

Alegorias da Série Prata: mínimo 02, máximo 03
Alegorias da Série Ouro: mínimo 03, máximo 04

Baianas da Série Prata: mínimo 15
Baianas da Série Ouro: mínimo 20

Componentes nas Baterias da Série Prata: Mínimo 80
Componentes nas Baterias da Série Ouro: Mínimo 100