terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Gauchada que representa!

Foto: Gaúcha no carnaval

Por Israel Ávila 

O melhor carnaval do mundo acontece em um palco sagrado de nome Marques de Sapucaí! A avenida do samba do Rio de Janeiro é sem sombra de dúvidas o seleiro do mais brilhando espetáculo carnavalesco do país.

Mas ser carioca não é regra para ser destaque entre os desfilantes. A gauchada há bastante tempo invade as escolas cariocas, e mostram que o talento do samba pelos pampas é de primeira!

Gaúcha no Carnaval – A muitas décadas os gaúchos dão nome ao trabalho de imprensa realizado pela Rádio Gaúcha com o Gaúcha no carnaval. Diversos profissionais do Rio Grande do Sul deslocam-se para “residir” na Marquês de Sapucaí durante os dias de folia. Chefiada por Cláudio Brito, a Equipe mais carnavalesca do Rádio informa a cada segundo tudo que rola da concentração a dispersão das escolas de samba cariocas.

Marcelinho e Giza - No sábado, o premiado casal gaúcho defendeu o terceiro pavilhão da União do Parque Curicica. O casal que atualmente reside no Rio de Janeiro bailou e encantou vestindo fantasia tricolor nas cores da entidade, por aqui desfilarão como primeiro casal do Estado Maior da Restinga.

Viny Machado – O canário da Imperadores do Samba foi defender o canto de outro leão vermelho e branco, o da Estácio de Sá. Viny integrou o carro de som da escola a convida da direção, após ter feito grande apresentação com o Imperadores meses atrás no Rio de Janeiro.

Sandro Ferraz – Uma das vozes mais respeitadas e premiadas do carnaval do sul do país, Sandro Ferraz deu nome e sobrenome ao passar no carro de som da tradicional escola de samba Império Serrano. A alegria costumeira em Sandro ao cantar foi vista pelas transmissões de TV e aplaudida pelos fãs gaúchos.


Andy Lee e Victor Nascimento – Dos mais talentosos e respeitados nomes de harmonias do sul e agora do país, a algum tempo Andy Lee já vem se destacando no cenário carioca, e agora com a parceria de Victor Nascimento, dobradinha que muito fez sucesso e sambas por aqui. Ambos estamparam ao lado de Emerson dias, e de ninguém menos que Ivete Sangalo, vários programas de TV no pré-carnaval para divulgar o enredo da Grande Rio, de onde fazem parte da harmonia musical. Ambos também desfilaram pela Império Serrano.

Pablo Guerreiro – O bailarino gaúcho e professor de dança Pablo Guerreiro que há algum tempo reside no Rio de Janeiro, teve neste ano a oportunidade única de integrar a comissão de frente de Carlinhos de Jesus na União da Ilha do Governador no Grupo Especial do Rio. Na manhã de hoje, Pablo agradecia a todo o povo gaúcho pelas mensagens e felicitações pela feita.


Márcio Oliveira – Diretor e criador do site Camarote Cultural e Salgueirense nato, Márcio Integrou neste ano o desfile em alegorias de duas escolas, o seu Salgueiro, e também na União da Ilha do Governador. Não é a primeira vez que Marcio realiza este trabalho, compondo carros alegóricos, algumas vezes até coreografados.

Suelene Neves - Após participar do concurso para eleger a segunda porta bandeira da Unidos de Vila Isabel, Suelene não deixou de desfilar na Sapucaí por não ter ganho o concurso.Na noite de ontem ela desfilou em uma ala da Portela com diversos casais do mestre sala e porta bandeira! Mais uma gaúcha que pintou a Sapucaí com o suor dos pampas!

Ritmo gaúcho!


Os ritmistas gaúchos que integraram as baterias das escolas cariocas foram muitos, haja vista a grande integração que há entre as baterias daqui e de lá. Entre os que se destacam estão Nian (Imperadores do Samba), Betinho Silva, Denis Barcellos e Fabinho Freitas (Estado Maior da Restinga) uns na Mocidade Independente de Padre Miguel, outros na União da Ilha do Governador.

Mesmo o Setor 1 sendo “atrasado na notícia”, conseguimos ver a tempo a passagem de Mestre Junior Aruanda, de Imperadores do Samba, que integrou as baterias do Salgueiro e Grande Rio, feita dada pela boa relação que o premiado diretor de bateria tem com os diretores de bateria cariocas.




Rafael Tubino – Mestre nas canetas e compositor conhecido entre os nossos e os “de lá”, Rafael Tubino assinou 4 sambas para o carnaval 2017: dois em São Paulo Colorado do Brais e Barroca Zona Sul e no Rio Alegria da Zona e Em cima da Hora. Por aqui Tubino já assinou várias obras em festivais e também sambas encomendados com diversas parcerias as quais já formou.





Em São Paulo, A Rainha encantou mais um ano!

Em São Paulo a Rainha de Bateria Viviane Rodrigues reinou frente aos ritmistas da Imperador do Ipiranga pelo grupo de acesso de São Paulo. Ela já é figura conhecida entre os foliões paulistas e por lá adquiriu respeito e admiração da comunidade carnavalesca. Ao ser entrevistada na TV, agradeceu a entidade e fez menção a sua escola daqui, Estado Maior da Restinga, e a todo povo gaúcho.