segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

ESPECIAL – ESCOLHA DAS SOBERANAS CRUZ ALTA 2017

No final o preparo valeu a pena. Foto: Nathan Pereira

Por Leandro Amarante

Preparação para entrevistas, diversos ensaios de passarela, teste de maquiagens, roupas e fantasias... Este foi o roteiro para mais de 20 amantes da arte carnavalesca no último final de semana.

A cidade de Cruz Alta, terra natal do saudoso Érico Veríssimo, recebeu neste final de semana o espírito festeiro da folia, diversão e alegria, atributos fundamentais para este momento momesco.

O concurso corte do carnaval 2017 foi desenvolvido e organizado pela LESCA que, em parceria com o poder público do município e do Grupo de Comunicação Setor 1 “arregaraçam as mangas” e realizaram um evento de grande notoriedade para a região no sábado (18).

Na terra que também é de Julio de Castilhos, a batida começou cedo! Por volta das 11:30 horas, chegou a cidade o seleto grupo de jurados indicados pelo Grupo de Comunicação Setor 1. Os exímios conhecedores das festas na capital e região participaram da primeira etapa com as candidatas, a temida entrevista.

Tomadas por grande nervosismo, passaram por esta etapa as 25 candidatas, dispostas na competição nos quatros grupos: infantil, melhor idade, gay e adulta. Elas enfrentaram nos salões da Câmara de Vereadores esta tarde de conhecimento carnavalesco. Em vários momentos a emoção era desta troca era chamada ao local e as lágrimas caiam. Em determinado momento Rozangela Sousa (pipoca) proferiu a uma das candidatas um sentimento que se aplicou a todos os momentos vi vidos até ali: “vocês cruzaltenses resgataram em nós a verdadeira essência do carnaval”



Depois de quase 4 horas desta primeira avaliação, os jurados juntamente com a corte 2015, candidatas e representantes do governo participaram de um coquetel, que visa estreitar os laços candidata-jurado. Leandro Dal Forno, representante da Secretaria de Cultura e Israel Ávila, presidente do corpo de jurados, fizeram as falas investidos de suas representações, o que motivou e cativou ainda mais as candidatas ali presentes.


É HORA DE SAMBA NO PÉ!

As horas passaram, e a noite caiu na cidade. A maravilhosa estrutura de som, iluminação e é claro, a grandiosa passarela do samba já estavam dispostas. A noite de agito ocorreu no ginásio poliesportivo da cidade.

As arquibancadas carregavam o colorido e energia de cada uma das cinco agremiações que fazem a magia do carnaval Cruzaltense. Diversas autoridades do município e do carnaval estiveram presente neste momento, que marca uma das atividades mais importantes para o ressurgimento das festas na cidade.

Em sessão solene durante o evento, os reis momo adulto e infantil 2015 foram reconduzidos ao posto pelo brilhante trabalho desempenhado em prol da cultura e da manifestação popular.

Iniciando o evento, os jurados Israel Ávila (diretor geral do grupo de comunicação Setor 1), Sílvia Cardoso (madrinha bateria da escola de samba Acadêmicos de Gravataí), Dionathan Carvalho (modelo – vencedor de vários concursos de beleza, e integrante de comissões de frente do carnaval da região metropolitana), Rozangela Sousa – a Pipoca (uma das maiores passista do carnaval de Porto Alegre e região) e Alexandre Pereira – o Choco (formado em dança, atuante no carnaval da capital e região como mestre-sala e coreógrafo de comissões de frente) foram convidados a compor a mesa da comissão julgadora para dar seqüência as atividades de abertura do evento.

As categorias, uma a uma, foram apresentando suas candidatas, verdadeiras herdeiras do nosso carnaval A força e superação, garra e competência, alegria e emoção estiveram presentes do primeiro passo no tablado ao fecho das apresentações - quer seja em trajes sociais ou fantasias... Uma legítima briga de leoas!


Para realizar a apresentação do quesito samba no pé, as escolas de cada candidata faziam suas chamadas de bateria para acompanhar suas musas, o que para o júri era vantajoso, tendo em vista o julgamento ainda da melhor bateria do evento.


CHEGA O TÃO SONHADO MOMENTO!

Depois intensos dias de preparação e dedicação a um sonho divido por cada integrante das categorias apresentadas, eis que na madrugada de Domingo (19),foi formada a corte para o carnaval 2017 de Cruz Alta:

CORTE MELHOR IDADE

Rainha – Marilene de Souza Fagundes (Unidos do Beco)
1ª Princesa – Fátima Xavier (Imperatriz da Zona Norte)
2ª Pricesa – Maria Elena de Castro (Unidos da São José)

CORTE INFANTIL

Rainha – Rainha Dienifer Mercaus (Unidos da São José)
1ª Pricesa – Agatha Barbosa (Imperatriz da Zona Norte)
2ª Pricesa – Kariny Oliveira (Imperatriz da Zona Norte)

CORTE GAY

Rainha – Thaune Beckstter (Unidos do Beco)
1ª Pricesa Melanie Silveira (Imperatriz da Zona Norte)
2ª Pricesa – Larissa Lehen (Gaviões da Ferrô)

CORTE ADULTA

Rainha – Daniele Pompeo (Imperatriz da Zona Norte)
1ª Pricesa – Tanise Oliveira (Unidos do Beco)
2ª Pricesa – Graziani Zanardo (Unidos do Beco)

As candidatas vencedoras nas categorias citadas acima estarão representando o município no próximo dia 4 de Março, onde, na cidade de Cruz Alta acontece o evento que elege a corte intermunipal RS 2017.

As soberanas Cruzaltenses estão eleitas. Foto: Nathan Pereira


SEM RITMO NÃO DÁ!

A rivalidade salutar foi posta a prova... O “sangue que corre nas veias” de uma escola de samba o ano todo com certeza é a comunidade que na avenida defende com unhas e dentes os ideais de sua escola - se tornando a legítima torcida! E isso também fora premiado e reconhecido na cidade de Cruz Alta. O troféu de melhor torcida 2017 pertence a escola de samba Unidos do Beco.

Na oportunidade, deixamos registrado os agradecimentos a todos os envolvidos com o evento, pois sem equipe compenetrada, um evento esplendoroso como este não aconteceria. Agradecemos ainda o convite da Secretaria de Cultura, Lazer e Transporte para viver esse espetáculo de beleza e simpatia, o povo cruzaltense com certeza respira carnaval, e o Setor 1, sempre que possível, estará retornando para registrar e apoiar as atividades que preservam a memória de nossas festas. Um abraço, e um até breve Cruz Alta!


Tondy Guedes, a lente veloz Setor 1, já está abastecendo a página oficial do site com os melhores flashes deste grande evento, basta clicar no link a seguir e acompanhar este belo trabalho.