terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Carnaval de Guaíba vira referência na região


Enquanto muitos carnavais pelo Rio Grande do Sul e até no país agem na contramão da cultura diminuindo ou cancelam suas atividades, o município de Guaíba, vizinho de Porto Alegre, certamente terá um dos maiores carnavais da região. A festa de momo na cidade vem em um crescente nos últimos anos, o que tem fortalecido o carnaval como cultura popular legítima na cidade, e fomentando o turismo naquela região.

Tudo isso se dá por que a administração do município entende e reconhece o carnaval como gerador de renda para trabalhadores da cidade, como ferreiros, aderecistas, loja de tecidos, entre outros, além de tornar ele um atrativo turístico que vai além das fronteiras banhadas pelo Lago Guaíba, uma vez que centenas de pessoas de outros municípios se deslocam até a cidade para assistir ao desfile das escolas de samba.

A tônica não é difícil: Escolas afinadas com a Liga das entidades e uma secretaria de cultura que percorre os mais variados caminhos, entre eles a iniciativa privada, para o bom andamento de todos os eventos.

Na tarde ontem (segunda – 06) o Setor 1, através de seu diretor Israel Ávila esteve em reunião com a secretária de cultura e turismo do município Cláudia Mara Rosa para saber mais sobre o carnaval de Guaíba e confirmar uma parceria já fechada com o site Setor 1.


Na ocasião a secretária explicou que a administração entende o valor do carnaval da cidade, e por isso auxilia da forma que pode para o bom andamento do evento:

“Apoiar o carnaval não é apoiar uma festa de um dia. Estamos valorizando o empenho de comunidades que trabalham o ano todo para terem o desfile como consequência. É de obrigação da secretaria apoiar a toda e qualquer manifestação da cultura popular...” exclama Cláudia.

O desfile de carnaval de Guaíba ocorre no dia 11 de Março e terá o já tradicional concurso entre três escolas de Samba do município: Império Serrano, Colina e Academia de Samba Cohab Santa Rita.

O presidente da liga das escolas de samba de Guaíba, Alessandro Lacerda, o Caco, diz estar com as melhores expectativas, e que certamente o carnaval de 2017 da cidade será um grande evento: “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Estamos com uma diretoria nova, mas muito competente todos trabalhando juntos em busca de um objetivo só, dar todo suporte que as escolas precisam para que dia 11 de Março estejam todas lindas na avenida (...)  todas escolas vão dar show e vamos mais uma vez fazer um dos maiores evento de Guaíba junto com a secretária de Cultura. Temos 3 escolas lindas e três presidentes competentes, que vão nos trazer muitas alegrias”

Baile de escolha da corte será neste sábado

No próximo sábado (11), o Ginásio Coelhão transforma-se em salão de festas para escolher a nova corte do carnaval de Guaíba. O evento inicia a partir das 22 horas e contará com a participação do grupo show das 3 escolas de sambas que desfiarão este ano. Na ocasião além de escolher a rainha e princesas do carnaval, será escolhido o melhor Grupo Show da noite e também a melhor torcida.

Os ingressos estão sendo vendidos nas escolas de samba a R$ 5 ou na hora a R$10. Além do desfile das 6 candidatas, 2 de cada entidade, haverá show do grupo Casa do Samba. 


Parceria fechada com o Setor 1

Na ocasião da visita a secretaria de cultura, o Setor 1 formalizou uma parceria do site com o carnaval de Guaíba, para cobertura completa dos eventos pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval, além de realizar uma série de visita e especiais sobre as escolas de samba do município. Também foi oficializada a realização da 1ª edição do Troféu Setor 1 na cidade, que deve ocorrer logo após o desfile em uma noite especial para todos os carnavalescos guaibenses.

Para a secretária Cláudia, a divulgação do trabalho é fundamental e de muita importância para o evento: “Conhecemos o trabalho sério realizado pelo Setor 1 e a parceria com o site nos da mais uma ferramenta de divulgação de nossa festa” – diz a titular da pasta.