segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O samba venceu! Saiba tudo sobre a realização do carnaval 2017 em Porto Alegre


Por Israel Ávila 


Está confirmada a realização dos desfiles de carnaval em 2017. A festa de momo da capital gaúcha deve ocorrer nos dias 23,24 e 25 de Março no Complexo Cultural do Porto Seco. A mudança de data dá-se para que a Liga tenha mais tempo para captação de recursos junto a iniciativa privada e as escolas mais tempo para se prepararem, o anuncio oficial deste desfecho foi dado ontem pelo presidente Juarez Gutierres de Souza ao vivo, em entrevista ao jornalista Cláudio Brito, no programa Gaúcha no Carnaval, na Rádio Gaúcha. 

Oficialização foi dada ontem durante o programa Gaúcha no Carnaval. 
A mudança da data foi uma decisão tomada em conjunto entre a Liespa, a UECGAPA e Secretaria Municipal da Cultura. Originalmente, os desfiles estavam marcados para os dias 10, 11 e 18 de março. A Liespa e a UECGAPA decidirão nos próximos dias que não haverá rebaixamento. As campeãs das séries Bronze e Prata terão acesso às séries Prata e Ouro, respectivamente.

O desfile do Grupo Bronze deve ocorrer na quinta, o grupo prata na sexta e o desfile da série Ouro, o nosso Grupo Especial, no sábado. A apuração do resultado do carnaval deve se dar no Domingo, dia 26 de Março.

Os presidentes das entidades carnavalescas devem se reunir nos próximos dias para saber se o regulamento segue o mesmo, ou terá alterações conforme o que for acordado entre eles para facilitar o desfile das escolas, viabilizando assim que todas estejam aptas a concorrer, uma vez que a disputa também está confirmada. 

Para cortar custos, o projeto original da pista foi totalmente reformulado pela Liespa. Será menor e com menos iluminação. O sistema de som deverá contar com um caminhão e não mais dois, como acontecia nos últimos anos. A previsão é de que a redução da estrutura garanta uma economia de, pelo menos, R$ 2 milhões. 

Por conta da necessidade de diminuir a despesa com a estrutura, não haverá noite das Campeãs. A festa das vencedoras deve acontecer no evento a ser realizado na noite do dia 26 de março no Araújo Vianna, alusivo ao aniversário de Porto Alegre.