quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Especial – 58º aniversário Imperadores do Samba


Por Leandro Amarante

Mais uma vez peço licença a todos aqueles que um dia já passaram por aqui como colunista onde, hoje, me atrevo a me por nessa condição para relatar algo que com muito orgulho e carinho guardo no meu coração e memória... Um amor antigo cheio de boas lembranças, que fazem o sangue pulsar nas veias como a cadência forte e marcante da Sinfônica, isso é o efeito Imperadores do Samba.


19 de janeiro de janeiro de 1959... a Rua Joaquim Nabuco, na boemia cidade baixa... 6 grandes personalidades com único propósito, preservar a cultura com muita garra e alegria, tudo ao seu modo. Nascia nesta data a Sociedade Recrativa Beneficente Imperadores do Samba.

Hoje, a escola do povo é referência no carnaval gaúcho. Extremamente premiada por todos os seus feitos, foi palco ao longo de toda sua história para grandes personalidades das festas de momo nos mais diversos segmentos. Passados tantos anos, noto que a escola ainda segue nessa missão, de manter enaltecido o samba e o carnaval formando cidadãos que respeitam o legado até agora construído. A passarela do samba é mais iluminada com os Leões da Padre Cacique...

Ontem tive a oportunidade de participar da festa em comemoração ao 58º aniversário da vermelho e branco. O resumo de toda essa “ópera” não poderia ser diferente: o mar esteve em fúria!

Um seleto grupo de entidades carnavalescas coloriu o palco da aniversariante da Padre Cacique, garantindo ao grande público presente a alegria arrasadora que se deve ter sempre quando o assunto é carnaval.

Diversas autoridades da festa e destaques das agremiações coirmãs estiveram presentes nesta comemoração.

Abrindo a seqüência promissora de shows da noite, o bloco Areal do Futuro, grande percussor no quesito carnaval de Porto Alegre, desempenhou uma bela apresentação nos embalos dos antigos carnavais com suas músicas sempre em alto astral, motivo pelo qual arrastam até hoje multidões quando passam na cidade baixa. Foi um ponta pé inicial em grande estilo!


Na continuidade dessa festa, a dona da Encruzilhada do Samba, escola de samba Realeza, ocupou o espaço de show para homenagear a anfitriã. No embalo dos seus antigos carnavais e da festa que homenageia Dandara dos Palmares, tema do carnaval 2017, a escola cantou e encantou a todos que atentos assistiam a apresentação da coroada.


A última convidada da noite carrega em seus pavilhões as mesmas cores da anfitriã. Em vermelho e branco, os herdeiros dos Ursos Polares de Embaixadores do Ritmo adentraram ao palco para participar da festa. O show da escola fora prejudicado. Segundo informações de Girozinho, o atraso do seu meio de transporte teria sido o principal motivo.


Em nada a festa foi comprometida! A harmonia musical do intérprete Cesinha embalou a todos presentes naquele passeio tradicional por grandes sambas de enredo da entidade, e nas homenagens já programadas, sendo este um dos pontos alto da apresentação.


MÁGOAS PASSADAS!

É do conhecimento de todos o desconforto que ficou entre Cesar Augusto e Simone após a separação do casal, que foi durante três anos nota máxima na Imperadores do Samba. Mas como diz o ditado: o tempo cura tudo! E no decorrer da festa de ontem, durante a apresentação do primeiro casal de Embaixadores (Simone Ribeiro e Gustavo Tiriri) o reencontro aconteceu! O público presente pode rever o casal bailar durante a troca de parceiros em momento da apresentação de Embaixadores. O resultado não poderia ser diferente. A comunidade, que muito vibrou nos ensaios e avenidas com o casal, novamente pode aplaudir, e com muita sonoridade, os protetores dos pavilhões. Hoje, o passado já não importa mais.


Ao se despedir da apresentação da noite, em forma de homenagem a harmonia musical de Embaixadores entoou ao som da bateria o saudoso “Parabéns pra você”, o que não teria problema se este não fosse a senha para um queima de fogos organizada pela aniversariante. Depois de alguns poucos minutos de incertezas não teve jeito! Os destaques de Imperadores invadiram o palco como um tsunami vermelho e branco. A partir daí a festa foi comandada pela escola do povo.

Enquanto preparavam o tradicional cerimonial com brinde de champagne, o presidente Rodrigo Costa fez questão de realizar seus agradecimentos a todos que de algum modo contribuem para que a escola continue sendo uma potência entre as escolas porto-alegrense. Talvez o momento mais marcante da noite tenha sido a homenagem do presidente ao Sr Eloí Martins, único fundador vivo da agremiação, que realizou discurso emocionado.

Viny Machado empunhou o microfone número 1 e comandou a festa com toda grandiosidade que merece a escola do povo. E do México a São Borja, do Perfume aos Mistérios da Vida, com passagens pela comunidade negra e Érico Veríssimo (e muitas mais), a comunidade eufórica acompanhou “o mar” até as 3 horas da manhã.

Uma noite para jamais esquecer! Obrigado Imperadores do Samba pela existência, luta e resistência! Como fiel torcedor digo que estou pronto para viver seus próximos 58 anos de glórias... Ficarei no meio do povo espiando, com o mar perdendo ou ganhando, mas sempre ansioso por mais um carnaval.


A seguir disponibilizamos o link de um vídeo produzido pelo setor de Comunicação & Marketing Imperadores do Samba. As fotos oficiais de todo o evento já encontram-se disponíveis na pagina Oficial da escola no Facebook.