domingo, 29 de janeiro de 2017

Academia de Samba Cohab Santa Rita: Emoções, alegria e muito samba!


Por Israel Ávila

Uma festa de alegrias, muito samba e emoção: Assim pode-se descrever o evento de lançamento do tema enredo e escolha das Rainhas da Academia de Samba Cohab Santa Rita, do município de Guaíba.

O Setor 1 esteve no evento e presenciou uma comunidade participativa e ativa as ações da escola, e nos organizadores a preocupação de fazer a todos os presentes e visitantes sentirem-se em casa.
De início a direção da escola convidou a Babalorixás e Yalorixás para no palco, pedirem licença aos orixás para a realização do evento. O motivo para isso é o tema: “A gênesis dos orixás e o renascimento da vida” – onde os deuses cultuados nas religiões de matriz africana serão homenageados.

Em seguida foi hora das candidatas à rainha subirem ao palco na busca do título real da Academia. Ao todo seis belas mulheres desfilaram e sambaram para o júri presente. As vencedoras foram Lidiane da Silva, de 26 anos, e Rose Nunes, de 27 anos, ambas representam a escola no concurso da corte municipal no dia 11 de Fevereiro.

Logo após o resultado era hora do grupo show fazer sua apresentação. Destaques muito bem vestidos bailam no tablado do CTG Gaudilho, onde provisoriamente ensaia a escola.

Na bateria, um dos maiores nomes nas direções de bateria do sul, Mestre Estevão que, como já é de costume, deu show de ritmo, bossas e andamento junto aos ritmistas da Academia, tudo isso trelado ao som de alabês que tocaram tambores no palco e a voz inconfundível de Everton Rataieski que coroou a festa cantando os sambas da entidade com talento incontestável. Um show a parte!


A festa foi interrompida para um comunicado oficial que muito emocionou os presentes: O presidente da UECGAPA (União da Escolas de Samba dos Grupos de Acesso de Porto Alegre) foi ao evento fazer o convite oficial para que a entidade desfilasse como convidada na sexta feira, 24 de Março, no Complexo Cultural do Porto Seco abrindo os desfiles da Grupo Prata.

Após este importante momento, a festa seguiu com pagode e alegria de uma comunidade apaixonada pelo samba e pelo carnaval. A Academia de Samba Cohab Santa Rita desfila no dia 11 de Março, dia em que ocorre o desfile das escolas de samba de Guaíba.

Nos próximos dias o Setor 1 deve visitar as demais escolas de samba da cidade trazendo um pouco mais deste que se tornou um carnaval referencia de organização e público na região.

Setor 1 anuncia Troféu Setor 1 – Edição Guaíba

Visando haver mais uma forma de valorizar o trabalho dos destaques, profissional do carnaval e escolas de samba da cidade, o Setor 1 realizará em Guaíba uma edição de seu já tradicional Troféu Setor 1. O evento será realizado aos mesmos moldes do que ocorre em Porto Alegre, e promete oferecer aos foliões de Guaíba uma noite de requinte e alegria para comemorar o carnaval da cidade. O tapete vermelho será estendido aos guaibenses uma semana após o desfile, e contará com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Logo mais informações. 

Colaboração: Nathan Pereira