quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Cancelada mostra de sambas de enredo do Grupo de Acesso

Evento seria realizado na quadra da Acadêmicos da Orgia - Foto Niveo Christiano

Por Israel Ávila 


A mostra de sambas enredo do Grupo de Acesso, intitulado Série Bronze, que estava marcada para o próximo sábado (21) na quadra Acadêmicos da Orgia foi cancelada. O motivo seria a falta de recursos para a viabilização do evento, uma vez que até o presente momento nenhuma escola do carnaval de Porto Alegre recebeu recursos, e a UECGAPA, entidade que responde pelo grupo, está junto a LIESPA na busca de recursos da iniciativa privada para viabilizar a realização do carnaval, já confirmado para os dias 23, 24 e 25 de Março.

A decisão de cancelar o evento foi tomada em assembleia em reunião com os presidentes do grupo. Das oito escolas pertencentes à Série Bronze mais as duas tribos, 06 votaram por cancelar o evento e apenas 02 por manter (Unidos do Guajuviras e Fidalgos e Aristocratas), além de dois presidentes que não estavam presentes na reunião de votação. Não há informações de que o evento será transferido para uma nova data.

Dificuldades...

Não é de hoje que as escolas de samba do grupo de acesso e as duas tribos carnavalescas lutam com dificuldades para manter-se com as portas abertas. Com a indefinição do cachê para o desfile de 2017, a situação ficou ainda pior, uma vez que as escolas não sabem com o que contar para os custeios de seu carnaval. De certo, apenas o material que cada uma recebeu do projeto que integra a Cadeira Produtiva do carnaval e a receita das quadra, outro fator que é incerto.

Das oito escolas pertencentes ao grupo, apenas Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro, Fidalgos e Aristocratas e Unidos do Guajuviras realizam ensaios semanais e eventos de pré-carnaval.

Mocidade vem realizando eventos e ensaios semanais, assim como Fidalgos e Guajuviras 

No formato encontrado para que haja carnaval na capital, as escolas de samba da Série Bronze desfilam na quinta feira, 23 de Março, no Complexo Cultural do Porto Seco. A campeã delas deve subir a Série Prata e a oitava colocada, neste ano, permanecerá no grupo. Veja as escolas que integram o grupo:

SÉRIE BRONZE (Antigo Grupo de Acesso)

1 - Escola de Samba da Glória 
2 - Protegidos da Princesa Isabel
3 - Filhos da Candinha
4 - Mocidade Lomba do Pinheiro
5 - Fidalgos e Aristocratas
6 - União da Tinga
7 - Acadêmicos da Orgia
8 - Unidos do Guajuviras