quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Musa Plus Size de Bateria é alvo de comentários preconceituosos

Por Israel Ávila

Embora o carnaval ainda seja uma festa democrática e livre para todos usufruírem, há fatores que ainda nos mostram que temos muito a lutar contra o preconceito.
Na ultima segunda feira (31) Emerson Waner, diretor de carnaval da Escola de Samba Copacabana, postou um vídeo em sua rede social de um ensaio, onde estava em evidência a Musa Plus Size da Bateria Doris Macedo. A musa nos conta com detalhes o que aconteceu:

“... nosso diretor de carnaval, Emerson Waner, publicou um vídeo meu no nosso ensaio de domingo, e fui alvo de comentários preconceituosos. Eu estava trabalhando e demorei algumas horas para ver a postagem. Quando finalmente pude ver a postagem, na hora senti um misto de felicidade pelo vídeo que ficou lindo, indignação pelos comentários preconceituosos, gratidão pelos comentários de apoio e indignação com o acontecido e surpresa pela repercussão e o carinho a mim dedicados, pois já haviam muitos comentários indignados em minha defesa.” – conta Doris  

Segunda ela, os primeiros comentários em sua defesa foram da própria comunidade da escola, entre eles do diretor de bateria da entidade, Mestre Junior Medina. Ela ainda relata que além de muitos conhecidos, houveram também vários desconhecidos que se manifestaram a seu favor.

“Não tive nem tempo de ficar chateada, pois foram tantas manifestações de solidariedade, carinho e incentivo, que me sinto fortalecida para levantar cada vez mais a bandeira da inclusão em todos os segmentos da sociedade, em especial o carnaval, que é parte da minha vida.” Ela segue com seu relato...


“Já progredimos, com certeza. Estou eu aqui para provar, meus Fados padrinho e madrinha, Fábio Verçoza, que viabilizou a presença da Miss Brasil Deficiente Visual (concurso criado por ele) na Corte Oficial, e quem me apresentou a escola Copacabana ano passado Fabielly Klimberg, nossa primeira Madrinha de Bateria Trans. Mas ainda nos falta evoluir muito, em conscientização, em oportunidades, em infraestrutura. O caminho é longo, mas minha vontade é muita e forte, e graças a Deus, bem acompanhada pelos amigos e parceiros que abraçam a causa!”

Doris Macedo além de Mus da Bateria da Copacabana tem os títulos de Finalista de Porto Alegre Miss RS Plus Size 2017, Miss Beleza Brasileira Plus Size 2016, Miss Beleza Porto Alegre 2016 e Modelo Plus Size.

É triste imaginar que em pleno Século XXI existam ainda preconceitos tão bobos e sem nexos como estes. Precisamos urgentemente compartilhar este tipo de matéria e atentar para as coisas que acontecem (e ficam impunes) a nossa volta. O Setor 1 deixa sua indignação com o ocorrido, e sua solidariedade a bela Doris Macedo!


#VaiTerGordaNoCarnavalSIM
(Hashtag criada pelo movimento em apoio a Doris)