terça-feira, 22 de novembro de 2016

Floresta Aurora prepara grande evento


Por Leandro Amarante

O mês de Dezembro iniciará provendo grandes eventos para todos nós amantes da cultura carnavalesca, e uma das mais importantes entidades representativas da comunidade negra da Capital também prepara sua contribuição para o último mês do ano.

No primeiro sábado (dia 03), a Sociedade Cultural Floresta Aurora convida para a realização de sua confraternização de final de ano que terá um toque especial nesta edição: o Lançamento do Bloco “Os Intocáveis” rumo as festividades momescas de 2017.

A organização oferecerá um cardápio que será composto por galeto, massa e saladas cujo valor será o de R$ 20,00 (vinte reais) – o almoço será servido das 12:30 às 15 horas.

A atração confirmada para garantir o entretenimento musical do evento é o Grupo Bom Partido.

A sede do evento está localizada na Estrada Afonso Lourenço Mariante, 471/489 – Belém Velho | Porto Alegre – RS.


Conheça mais sobre a Sociedade Floresta Aurora e a o Bloco “Os Intocáveis”

A Sociedade Floresta Aurora já estava ativa antes da abolição da escravatura no Brasil (criada no ano de 1872).

Inicialmente era beneficente e tinha por alguns dos objetivos base angariar fundos para libertar escravos e prestar assistência a famílias negras em caso de óbito de seus provedores, custeando até funerais.

Os festejos do carnaval fazem parte da vida da Sociedade desde o século XIX. A partir do entrudo, dos grandes bailes, dos passeios burlescos em homenagem ao Deus Momo e os assaltos (visitas) em casa e clubes, aos amigos onde era servida mesa farta e bebidas. 

Dando resistência a sua história cultural, na década de 70 surge na Sociedade Floresta Aurora o seu Bloco carnavalesco mais contemporâneo, Os Intocáveis, que conquistou títulos de campeão do carnaval de Rua de Porto Alegre e que hoje vive cultuado em nossa memória como porta voz dos anseios da sociedade negra de todo o país.