sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Carnaval: Mais importante que a data? Só a festa!

Por Israel Ávila 


Recentemente a Liespa – Liga independente das escolas de samba de Porto Alegre lançou nas redes sociais um flyer que questionava a opinião do publico carnavalesco, caso a data oficial do carnaval de Porto Alegre fosse mudada, tornando-o um carnaval fora de época. Método inteligente usado pela entidade para pré-anunciar o que seria inevitável.

A grande verdade, é que o período político eleitoral prejudicou bastante a idealização do carnaval 2017. Com a maioria dos dirigentes envolvido em campanha (alguns deles até candidatos) o processo burocrático e necessário do carnaval foi protelado, e desta forma, o carnaval também.

Adentramos Novembro com expectativa do posicionamento concreto de data, que deve ser dado pelo órgão responsável. Em conversa com o Setor 1 a jornalista Fátima Oliveira, assessora de imprensa da Liespa, diz que a liga esta definindo detalhes para tornar as informações publicas.

“Todas as definições serão informadas para a comunidade carnavalesca tão logo sejam tomadas, isto significa que o interesse da Liga é que todas as dúvidas sejam esclarecidas oficialmente, o calendário será divulgado nos próximos dias. Sem data oficial definida ainda.” – relata a jornalista.

Embora não tenha oficializado e nem confirme a informação, as datas do carnaval de Porto Alegre mudariam para os dias 10, 11 e 12 de Março. Com isso todos os eventos pré-carnaval também sofreriam alterações em suas datas, como a mostra de samba enredo, que passaria do Novembro, para Dezembro.


Um fator decisivo para o bom andamento do carnaval 2017 é a pose do novo prefeito de Porto Alegre, que parece “bater ombros” quando o assunto é carnaval, embora tenha visitado o barracão de uma escola de samba durante as eleições, e deixado claro que sua aptidão e interesse para com o samba estão longe de uma nota 10.

Em uma visão geral, são maiores os benefícios que os malefícios nesta troca. Recém-chegados, os materiais de um projeto encaminha pelo ex-deputado Paulo Ferreira ao Ministério da Cultura terão mais tempos para serem bem aproveitado nos barracões das escolas de samba.

As quadras terão mais tempo de ensaio, e desta forma irão gerar mais renda para a entidade, fator importante na construção de um carnaval.

Quem curte olhar de perto e espetáculo carnavalesco carioca poderá fazer isso sem problemas com a agenda porto-alegrense, e logo após o carnaval de Porto Alegre (no próximo final de semana), desfrutar do tradicional carnaval fora de época de Uruguaiana.

Como temos os gaúchos desfilando com boa receptividade no carnaval do Rio de Janeiro, não poderemos reclamar dos cariocas que assim desejarem vir desfilar no carnaval de Porto Alegre. A integração enaltecerá a festa, pelo menos isso é o que se espera.

Se confirmadas as novas datas, será mais um experimento usado com a festa de momo da capital para que ela reaja e assim saia da estagnação que se encontra. Enquanto isso, devemos seguir aproveitando os ensaios, eventos e festas nas entidades carnavalescas, afinal, o melhor da festa é esperar por ela! E nós? Seguimos esperando...

Feliz carnaval a todos!