domingo, 16 de outubro de 2016

A ordem dos desfiles das escolas de samba de Porto Alegre para 2017


Por Israel Ávila 


Na última sexta feira (14), a Liespa – Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre realizou no Largo Glênio Peres o sorteio da ordem dos três grupos das escolas de Samba do carnaval de Porto Alegre para 2017.

Na ocasião, acompanhado por mais de 5 mil pessoas que estavam no local, estiveram presentes as porta estandartes das entidades, os dirigentes ou seus representantes e autoridades do poder publico municipal e da liga.

Grande público acompanhou o sorteio de suas escolas do coração 
Todas as escolas participaram do sorteio, exceto Unidos do Capão (Série Prata) e Protegidos Da Princesa Isabel (Série Bronze). Ambas as escolas não foram autorizadas a participarem como uma espécie de suspensão, devido a ausência de seus presidentes na maioria das reuniões do conselho.
Império do Sol e Imperatriz Dona Leopoldina por serem campeãs em seus grupos, tiveram o direito de escolher a sua colocação na ordem de desfile.

As demais escolas sortearam primeiro a ordem com que tirariam sua colocação. Em seguida, tiravam o número que era correspondente ao seu horário/ordem no desfile. Acompanhe abaixo a ordem estabelecida em sorteio para os três grupos:

SÉRIE OURO (Antigo Grupo Especial)

1 - Embaixadores do Ritmo
2 - Bambas da Orgia
3 - União da Vila do IAPI
4 - Estado Maior da Restinga
5 - Imperadores do Samba
6 - Imperatriz Dona Leopoldina 
7 - Acadêmicos de Gravataí
8 - Império da Zona Norte

SÉRIE PRATA (Antigo Grupo Intermediário)

1-Unidos do Capão 
2- Unidos de Vila Isabel 
3 - Copacabana
4 - Academia de Samba Puro
5 - Império do Sol 
6 - Academia de Samba Praiana
7 - Realeza
8 - Unidos de Vila Mapa

SÉRIE BRONZE (Antigo Grupo de Acesso)

1 - Escola de Samba da Glória 
2 - Protegidos da Princesa Isabel
3 - Filhos da Candinha
4 - Mocidade Lomba do Pinheiro
5 - Fidalgos e Aristocratas
6 - União da Tinga
7 - Acadêmicos da Orgia
8 - Unidos do Guajuviras

Segundo o presidente da Liespa, Juarez Gutierres de Souza, as datas do carnaval bem como o ascenso e o descenso (quantas sobem e quantas caem de cada grupo), será definido esta semana em assembleia geral com os presidentes das escolas de samba, e se tornará publico até o dia 24 de Outubro.