terça-feira, 6 de setembro de 2016

Liespa: "Não existe a possibilidade de não haver carnaval..."


Por Israel Ávila 

Em anos eleitorais o processo pré-carnaval veste-se de lentidão, uma vez que boa parte dos carnavalescos também envolvem-se em campanhas, o que é costumeiro e plausível.

Em matéria veiculada neste site, no dia 06 de Maio do ano corrente, a Liespa – Liga Independente das escolas de samba do Grupo Especial, divulgou o calendário oficial para atividades alusivas ao carnaval 2017.

Duas das datas divulgadas já passaram e os eventos não foram realizados: o lançamento oficial do carnaval e o inicio da gravação do CD. Estaria marcado ainda para o fim deste mês o Acampamento do Samba, fazendo alusão ao Acampamento Farroupilha, evento que também não será realizado na data divulgada.


Para não somente falar, mas também ouvir, o Setor 1 procurou no inicio da noite de ontem (05) a liga das escolas de samba para informar o porque do atraso e do não cumprimento com o calendário divulgado.

Vice-presidente, e agora, presidente interino da Liespa Rodrigo Costa, também presidente dos Imperadores do Samba, deu o seguinte depoimento:

Sobre início da gravação do CD: “Não há como iniciar a gravação do CD se as entidades ainda não escolheram seus sambas de enredo. Acredito que logo que passarem os festivais já poderemos dar inicio neste processo...”

Sobre o acampamento que seria realizado em Setembro o presidente diz desconhecer o motivo do agendamento da data: “Isso somente o presidente Juarez poderá responder com mais precisão!” – disse Rodrigo.

Mesmo estando afastado das atividades carnavalescas devido a estar concorrendo a vereador pela cidade de Viamão, o presidente da Liespa Juarez de Souza atendeu o Setor 1 e deu sua versão dos fatos:

“ O Acampamento do Samba será realizado na “semana do Samba”, em Dezembro, e será votado na reunião do conselho de presidente do dia 10 de Outubro (segunda feira). Quanto ao início da gravação do CD, será feito quando todas as escolas já estiverem com seus sambas de enredo escolhidos...” – diz Juarez.

Ele falou ainda sobre o convênio com a Prefeitura Municipal que não foi assinado, documento este que garante o repasse de fomento as escolas de samba. – “O convênio não foi assinado ainda, mas deve ser assinado até o dia 15 de Outubro... não existe a possibilidade de não haver carnaval...” – exclamou o presidente.

Caso o calendário siga a risca, fica da seguinte forma:

- 11, 12 e 13 de novembro – Mostra sambas enredo 2017
 - 2 de dezembro – Descida da Borges, em comemoração ao Dia do Samba
 - 09 e 10 de dezembro – Concurso Rainha
 - 06 de janeiro de 2017 - Abertura Oficial do Carnaval
- 13, 20, 27 – Descida da Borges
- 4, 11 e 18 de fevereiro – Ensaios técnicos
 - 25, 26 e 27 de fevereiro – Desfiles oficiais
- 28 de fevereiro – Apuração
- 4 de março – Noite das Campeãs
- 11 de março – Estandarte de Ouro