sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Girozinho: "...se não tem nada, inclusive dinheiro, não posso fazer nada!"

Foto: Fábio Cruz

Por Israel Ávila 


Embora o clima eleitoral esfrie um pouco os ânimos carnavalescos, nos barracões e nas quadras das escolas de samba, mesmo comedido, o carnaval segue a diante. Das 8 escolas que compõem o grupo especial, 7 já escolheram seus temas, e algumas até seu samba enredo para o carnaval 2017.

A única escola que não tem tema escolhido é a que, em anos anteriores já estaria nesta época com seu barracão em fase de termino dos trabalhos: Embaixadores do Ritmo.

Bem colocada nos últimos anos, em 2016 Embaixadores escapou do rebaixamento e seguiu no Grupo Especial. A escola chegou a ser vice-campeã do carnaval em 2015, mas o futuro, segundo o diretor de carnaval Gustavo Giró, o Girozinho, é incerto.

O dirigente falou com o Setor 1 na tarde da ultima quinta feira (8), e ressaltou a dificuldade que está tendo para realizar o carnaval da escola.  Questionado sobre o tema, ele diz que sem dinheiro não há como fazer carnaval, e não irá lançar nada sem a certeza de que haverá carnaval em Porto Alegre, ressaltando novamente que o convênio com a prefeitura de Porto Alegre não foi assinado.

Não entregaram o material, não assinaram o convênio, não tem patrocínio, não tem televisão, não se sabe quem gravara os sambas... então se não tem nada, inclusive dinheiro, não posso fazer nada! O embaixador não admite ficar devendo nada para ninguém...” – Diz o diretor de carnaval.

Ele diz ainda não querer falar mais sobre o assunto, e prefere aguardar um posicionamento das entidades responsáveis pelo carnaval e pelo poder público. Em entrevista recente ao Setor 1, o presidente da Liespa, Juarez de Souza, disse que o convênio deve ser assinado até o dia 15 de Outubro, e que não há a possibilidade de não haver carnaval, dando certa a realização da festa de momo na capital.

Em tempo...

Veja a seguir os temas escolhidos pelas demais escolas de samba do Grupo Especial para o carnaval 2017:

Imperatriz Dona Leopoldina – “A Imperatriz canta e conta a negritude, tchê!”

União da Vila do IAPI - “De Porto a Porto o sonho aconteceu – Natalício, Uma receita de Sucesso

Imperadores do Samba - “Sou Resistência e não me Kahlo, Frida: Sou México em flores, cores e amores: Diva entre Imperadores!”

Bambas da Orgia – “Num piscar de olhos tudo pode acontecer”

Acadêmicos de Gravataí- “Roda, roda e avisa: faça-se a confusão, o rei da alegria vem sacudir a multidão!”

Estado Maior da Restinga-Da Nossa Cana Doce Sai, a “Pinga” Minha Gente! E a Tinga Faz a Festa com Nosso Ouro Aguardente.”

Império da Zona Norte – “Império em procissão”