quarta-feira, 21 de setembro de 2016

"Gente daqui!" - Motivos para se orgulhar de ser gaúcho!


Em Porto Alegre muitos destaques, presidentes e profissionais do carnaval tem o chamado “bairrismo”, exatamente como o povo tradicionalista. Ou seja, criticam as escolas que trazem profissionais de fora, como os de Parintins e os carnavalescos e profissionais da música e da dança carioca. Eu particularmente não vejo problema algum, uma vez que nosso carnaval tomou tamanhas proporções, que acredito existir lugar para todos.

Também tivemos alguns gaúchos no carnaval carioca e paulista, como Onira Pereira, Viviane Rodrigues, Andy Lee entre tantos outros, e os mesmos são muito bem tratados por lá, ou seja, o que vale é que seja um bom profissional, e não o lugar de onde ele vem. Sem falar na troca de experiências e no aprendizado que se pode ter com este intercambio.

A cada ano nossas escolas vem apresentando sambas com uma levada gostosa, um mistura de composições gaúchas com uma pincelada de leve de quem tem experiência no ramo em outros estados, como Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Por fim, os sambas de enredo do carnaval de Porto Alegre são uma verdadeira mistura de ideias interestaduais que, a meu ver, vem dando muito certo!

O legal é saber que fora daqui, nossos gaúchos também contribuem com maestria para a festa de momo de outros estados, enchendo nossos corações de orgulho e satisfação. Estes “desbravadores” do carnaval por ai afora serão personagens de uma nova série do Setor 1 que vai contar um pouco a história de gaúchos que fazem sucesso dentro das linhas amarelas do Porto Seco, mas além disso, expandem seus trabalhos para diversas avenidas Brasil afora.

Fique Ligado no Setor 1, em breve tem a estreia de “Gente daqui!”, que fazem façanhas para servir de modelo a toda terra!