segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Confirma no Samba?


Por Israel Ávila 


Em épocas eleitorais o mais comum é ver as mais variadas pessoas na tela da TV, e agora nas plataformas de internet, candidatando-se a cargos públicos, e buscando um cargo na câmara de vereadores ou prefeituras municipais nesta eleição.

Alguns representantes e incentivadores da nossa cultura popular aparecem no cenário político e entre confetes e serpentinas regadas a muito samba enredo, propõem-se em ser a voz da mudança, ou mesmo, uma nova opção para que você faça sua escolha.

Mas isso não é novidade no mundo do samba. Em outras épocas figuras memoráveis do carnaval tentaram uma vaga na câmara da capital. Entre elas estão, o insubstituível Carlos Medina, o canário Sandro Ferraz, Mestre Caloca, o presidente da União da Vila do IAPI Jorge Sodré, o ex-presidente do Império da Zona Norte Ademir de Moraes – o Urso, entre outros.

Veja a seguir, alguns dos nomes concorrem a vereador no “desfile político” e pretendem chegar a dispersão com nota 10 em todos os quesitos e vitoriosos no desfile.


Queixinho/PSB – Figura lendária do carnaval, foi rei momo da capital por muito tempo, interprete de escolas de samba e até hoje é comunicador e animador nas quadras de ensaio.

Fábio Verçosa/DEM – Verçosa também foi rei momo da capital em dois momentos que juntos somam 10 anos. Talvez tenha sido o mais atuante deles. Tem trabalhos socioeducativos,  e de inclusão social reconhecidos, e no ultimo ano chegou a ser tema enredo da escola de samba Copacabana.

Mauricio Nunes/PCdoB – Mauricio foi presidente da Imperatriz Dona Leopoldina, na Zona Norte da Capital por um longo tempo. Em seus mandatos a escola sempre obteve boas colocações chegando a ser campeã no carnaval de 2010. Nos jogos olímpicos, foi um dos convidados gaúchos para o revezamento da tocha olímpica.  

Zé Cartola/PV – Zé Cartola foi um dos grandes mestres salas do carnaval da capital, tendo passagem pelas mais importantes agremiações. Desenvolveu ao longo de sua carreira carnavalesca trabalhos como: diretor de destaques, diretor de carnaval e diretor de barracão.

João Bosco Vaz/PDT – João Bosco não foi mestre sala, rei, ou mesmo dirigente de uma escola de samba, mas é criador e incentivador de um dos projetos mais importantes do carnaval, que incentiva a prática do esporte unida ao samba, a Escola Mirim Esporte da Samba, que realiza um belo trabalho com as crianças e famílias das comunidades, inclusive aos arredores do Porto Seco.

JR Belo/PSOL- Junior Belo tem uma ligação direta com o pagode e o samba de todo o país, com foco no Rio Grande do Sul. Desde 2010 ele incentiva o mercado da música através das redes sociais em seu canal do Youtube, e recentemente lançou uma rádio web oportunizando espaço para as bandas de pagode, o samba e o carnaval do Rio Grande do Sul.

Outros pelo Rio Grande afora...


Juarez de Souza/PPS – Presidente afastado (devido às eleições) do órgão gestor do carnaval de Porto Alegre (LIESPA) Juarez de Souza é candidato a vereança em Viamão. No carnaval foi presidente da Unidos de Vila Isabel por grande período. Presidiu ainda a extinta AECPARS e atualmente é presidente da LIESPA. Não é a primeira vez que Juarez tenta um cargo público, já foi candidato a vereador e candidato a vice-prefeito no mesmo município.

Ramão Carvalho/PEN – Ramão é formado em história, criador de grandes temas enredos do carnaval de Porto Alegre, mas foi na função de mestre sala que o mesmo se consagrou na festa de momo. Tem ainda importante trabalho no Padedê do Samba, escola de mestre sala, porta bandeira e porta estandarte. Nesta eleição tenta uma vaga na câmara municipal de São Leopoldo.

Sidiclei Mancy/PDT – Sidiclei é compositor, interprete e já foi presidente de agremiações do carnaval de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Tem ainda importante trabalho de cunho inclusivo, exaltando a cultura negra. É suplente do carnaval de Canoas e tenta novamente uma vaga na câmara.

Daniel Scott/PP – Daniel é mestre sala a 10 anos na mesma agremiação de Canoas, a Nenê de Harmonia, onde também já ocupou o cargo de diretor de carnaval, temista e compositor.  Tenta pela primeira vez um cargo público na câmara municipal de Canoas.