sexta-feira, 19 de agosto de 2016

"Minha história, meu orgulho" - Rosa Dourada


Dando continuidade ao nosso Especial, temos hoje, a história da escola de samba Rosa Dourada contada aqui no Setor 1.  A entidade ficou em terceiro lugar no carnaval 2016, da cidade de Canoas.

O INÍCIO

Katlyn encenando a Orixá Oxum, em 2016
Tudo começou com a ideia de três amigos, que resolveram ajudar uma família a realizar um sonho. Os três amigos são: Sidiclei Mancy, Olivan Machado e Luciano de Souza. Olivan em conversa com Sidiclei, deu a ideia de ser fundada uma escola de samba, pois era o sonho da família. A partir de então, foi fundada a Escola de Samba Rosa Dourada. O nome “Rosa Dourada” foi escolhido para fazer uma homenagem à Oxum (Orixá africano), cujo símbolo é uma rosa dourada. Oxum, segundo as tradições africanas, é a Orixá dona do ouro, da beleza e da riqueza.

O fundador Sidclei, têm grande importância na Agremiação e dentro do carnaval canoense. Foi Rei Momo do carnaval de Canoas, e hoje em dia o mesmo exerce outras funções no carnaval. Tais como: Compositor, intérprete e diretor de carnaval.

CARNAVAIS MARCANTES

Todos os carnavais da Rosa Dourada são considerados marcantes. Mas, o principal, foi o do ano de 2013, onde a escola conquistou seu primeiro título. Com o tema: "Em busca do tesouro perdido eu vou, meu amor".
Sidiclei e sua tradicional harmonia
UM CARNAVAL PARA ESQUECER

O carnaval para esquecer foi quando um dos jurados deu a ideia que o carnaval de Canoas tinha que evoluir, e que naquele ano teria que ser descontado décimos ao invés de pontos. Resumo: A Escola que deveria ter perdido os pontos perdeu décimos, ficando 4 décimos na nossa frente, sendo que a Rosa Dourada deveria ser campeão com os 3 pontos que a campeã deveria ter perdido.

O DESEMPENHO DA ESCOLA DURANTE O ANO

O andamento da Escola fora a época do carnaval é parado, não há quadra e consequentemente não há estrutura. Mas, há empenho para realizar alguns shows com os amantes da Escola que se dedicam para se apresentar em alguns eventos. Infelizmente a entidade por não ter espaço para realizar seus projetos acaba ficando parada durante todo ano. O sonho é que se tenha um bom espaço para daí sim que a Escola consiga movimentar a comunidade como é o sonho de todos, principalmente desses acompanham nos shows sem ganhar nada.

CARNAVAL 2017

E para o carnaval de 2017, A Rosa Dourada vai continuar mantendo o mesmo ritmo, fazendo um carnaval dentro de suas condições, tentando buscar as primeiras colocações, um carnaval bonito, alegre como sempre colocado na avenida. Mas, sem grandes expectativas porque a crise está grande e nós tem que se sonhar com os pés no chão. Será feito um carnaval lindo, tentando buscar os quesitos, nada muito superior ao que já foi apresentado.

UM PROJETO PARA MELHORAR O CARNAVAL DE CANOAS

Uma sugestão de melhoria para o carnaval, é que seja criado uma Liga ou Associação forte, para que consiga se debater junto aos órgãos públicos. Buscando sempre o melhor para o nosso carnaval. Que seja construído espaços para as Escolas montarem seus projetos, e que haja a busca do melhor investimento para todas as entidades mostrarem um belo carnaval!