terça-feira, 9 de agosto de 2016

A festa de lançamento do tema enredo da Nenê da Harmonia



E no último domingo, dia 7 de Agosto, houve a festa de lançamento do tema enredo da Nenê da Harmonia para o carnaval de 2017. E para você que perdeu o evento, poderá ficar por dentro do que foi apresentado pela Escola, lendo esta matéria.

O evento teve início com o almoço. Foi oferecido um vasto buffet de massas e saladas ao público presente, como o povo carnavalesco merece.

Após o almoço, Cláudia Quadros entrou em cena para animar o público presente no local. Dona de uma voz inigualável, contagiou às pessoas que estavam prestigiando o evento. Após a apresentação de Cláudia, foi a vez do grupo Samba da Joaquim invadir o palco e animar os carnavalescos canoenses. O grupo cantou o melhor do samba e do pagode nacional. Em meio à apresentação, houveram duas participações especiais: Ricardinho Rodrigues (intérprete da escola) e Israel Ávila (fundador e conselheiro do Setor 1) cantaram junto à banda. Israel, foi quem comandou o evento.

Foto: Anderson Silva/Setor 1
Após a apresentação da banda, houve um dos pontos altos do evento: A apresentação da rainha da escola, que vai concorrer à Rainha do Carnaval de Canoas 2017, representando a Nenê da Harmonia. Michele Vasconcellos, é cria da escola, foi passista mirim, integrou a ala de cabrochas, foi porta estandarte e em 2017 terá esse novo desafio, trazer a faixa de rainha do carnaval para o tigre.

Passada a apresentação de Michelle, foi a hora de prestigiar o show da dona da casa. Com um renomado grupo show, a Nenê da Harmonia mostrou porque foi a campeã do grupo de acesso do carnaval canoense em 2016. Antes da divulgação do tema, houve o segundo ponto alto do evento: A passagem da bandeira de Daniel, mestre sala da Escola por 11 anos, para Ruan, que chegou ano passado à entidade, como segundo mestre sala e em 2017 formará o primeiro casal de mestre sala e porta bandeira ao lado de Rochelle, que já desfilou na escola como destaque de carro e primeira passista. Nos últimos dois anos, ela defendeu o pavilhão azul, vermelho e branco ao lado de Daniel.

Foto: Anderson Silva/Setor 1

Em meio ao show, houve a tão esperada divulgação do tema enredo. Intitulado: "Xica da Silva no palácio da Nenê da Harmonia", a autoria do tema é de Daniel Scott.A Agremiação em 2017 contará as histórias e mitos de Xica da Silva.

Foto: Reprodução/Web
Francisca da Silva de Oliveira (1732-1796) foi uma escrava, posteriormente alforriada, que viveu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, durante a segunda metade do século XVIII. Manteve durante mais de quinze anos uma união consensual estável com o rico contratador dos diamantes, João Fernandes de Oliveira, tendo com ele treze filhos. O fato de uma escrava alforriada ter atingido posição de destaque na sociedade local durante o apogeu da exploração de diamantes deu origem a diversos mitos.


Mitos estes, que serão mostrados pela Nenê da Harmonia, no Parque Eduardo Gomes, no próximo carnaval.

Se você deseja ter acesso à todas as fotos do evento, clique aqui.