quarta-feira, 27 de julho de 2016

Minha história, meu orgulho - Nossas Raízes


E hoje, quem tem sua história contada aqui no Setor 1, é a Escola de Samba Nossas Raízes. Localizada no bairro Guajuviras, computando um total de 4 títulos em 11 anos de desfile.


O COMEÇO DE TUDO

Tudo começou na família da atual direção da Escola, com três crianças ociosas que criaram o grupo “Criança Anjo”. Denis William (com 6 anos), Paola Danúbia (com 7 anos) e Camila (com 9 anos) faziam apresentações de dança em eventos pequenos como aniversários. O então pequeno grupo cresceu, e com mais de 200 componentes, viu que era necessário organizar o grupo formalmente, com nome e grupo diretivo. Assim, no dia 02 de Dezembro de 2002, nascia a Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca Nossas Raízes.

Logo em seu primeiro desfile, em 2005, a Escola obteve a terceira colocação, com o enredo: “Nossas Raízes conta e canta Canoas – Orgulho de todos nós”. A escola conquistou seu primeiro título em 2008, e repetiu o feito nos anos de 2009, 2010 e 2012.

O último título, em 2012/ Foto: Web

AMOR À COMUNIDADE

Nossas Raízes tem o costume de valorizar as pratas da casa, teve por muito tempo Heloísa defendendo o 1° estandarte da Escola. Bea e Leco são o 1° casal de MS e PB da agremiação por mais de 5 anos e Naty Durando dança à frente da bateria por mais de 8 anos. Todos estes, moradores do bairro Guajuviras.


A Entidade sempre tem preferência por temas que valorizem a cultura negra. E ainda, tem o costume de reciclar as fantasias de um carnaval para outro quando o recurso não é tão alto, já visando uma ajuda ao meio ambiente. Durantes três anos, foram usados os mesmos adereços e os membros da Escola pagam apenas R$ 10,00 para desfilar.

FORMAS DE ADQUIRIR RECURSOS

A agremiação realiza eventos durante o ano todo, em especial chás coloniais, feijoadas e almoços. O maior evento ocorre sempre no lançamento do tema enredo, os eventos são conhecidos pela alta qualidade e número de pessoas que vão prestigiar.
A escola leva, geralmente, 90 integrantes na bateria, 10 alas e 3 carros alegóricos para os desfiles no Parque Eduardo Gomes.

Nossas Raízes, têm como Presidente, Lena. O vice-presidente e carnavalesco é Dico, Sílvio da Silveira tesoureiro e Silmar Lima como Presidente do Conselho Fiscal.