quinta-feira, 2 de junho de 2016

Módulo 2 do curso do CETE amplia debate sobre carnaval


Texto: Assessoria de comunicação - CETE

As inscrições para o segundo módulo do curso do CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval – já estão abertas. Enquanto o primeiro módulo realizado no mês de maio, enfatizou a gestão carnavalesca, o segundo será mais abrangente e fará uma avaliação mais ampla da maior festa popular do país. “Daí o motivo de ser denominado Módulo Carnaval”, explica Sérgio Peixoto, presidente do CETE.
Esta etapa do curso pretende abordar as relações do tema-enredo com outros segmentos de um desfile de escola de samba, como harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, fantasias, alegorias e adereços, e também irá incluir noções sobre a cobertura carnavalesca feita pela mídia, novos tópicos de gestão e organização de desfiles e um debate sobre o futuro do carnaval no Rio Grande do Sul, com participação de representantes das ligas e associações municipais.
O módulo será realizado em oito sábados, nos dias 11, 18 e 25 de junho, e nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de julho de 2016, sempre das 13h30 às 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre. O curso é direcionado para carnavalescos, pesquisadores, historiadores, gestores, jornalistas e amantes da folia em geral.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 2 “CARNAVAL”
Dia 11 de junho - Abertura do 2º módulo do curso de tema enredo, com entrega dos certificados aos alunos do Módulo Gestão. Palestra com ANDERSON BALTAR, jornalista e coordenador da Rádio Arquibancada (RJ).
Dia 18 de junho - JORGE FREITAS, carnavalesco da Império de Casa Verde, campeã de 2016 do carnaval de São Paulo.
Dia 25 de junho - Entrega do TROFÉU CETE aos melhores temas do carnaval 2016. Seminário “DEBATENDO O FUTURO DO CARNAVAL DO RIO GRANDE DO SUL”, com representantes de associações/ligas carnavalescas do interior do Estado.
Dia 02 de julho - PAULO SÉRGIO FERREIRA (“SERGINHO”), presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP)
Dia 09 de julho: - ALEX DE SOUZA, carnavalesco da Unidos de Vila Isabel (RJ).
Dia 16 de julho: THIAGO MONTEIRO, diretor de harmonia da Acadêmicos do Grande Rio (RJ).
23 de julho: JOEL BRÍGIDO DA COSTA JR, presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf)
30 de julho: LUCINHA NOBRE, porta-bandeira, uma das melhores do carnaval carioca, com passagens por escolas como Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Portela e Inocentes de Belford Roxo.
Inscrições
As inscrições para o Módulo 2 – Carnaval podem ser feitas na hora ou antecipadamente pela internet pelo e-mailcete.temaenredo@gmail.com. O interessado deve informar nome, telefone de contato, cidade onde mora, profissão, cargo/função no carnaval e (se for o caso) entidade carnavalesca à qual pertence.
O valor da inscrição para os oito sábados do módulo é de 130 reais para os não-sócios do CETE e 60 reais para quem já é associado. Para quem deseja assistir as palestras avulsas (por sábado), o valor é de 20 reais. O pagamento pode ser feito na hora (será fornecido recibo) ou depositado no Banco Bradesco – Agência 1972, conta 41116-7, em nome de Luiz Roberto dos Santos Corrêa.
Esta é a oitava edição do curso de tema enredo do CETE e pelo quarto ano consecutivo é dividido em dois módulos. O objetivo é proporcionar a troca de saberes no meio carnavalesco e noções de qualificação, planejamento e organização do evento carnaval, em especial, o desfile das escolas de samba.
Mais informações pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com.