quarta-feira, 8 de junho de 2016

Mídia e carnaval abrem o segundo módulo do curso do CETE

Foto: Livia Stumpf/RBS

Como é a cobertura do carnaval atualmente? O que uma escola de samba precisa para ter a atenção da imprensa? Até que ponto o monopólio da transmissão televisiva é benéfico às escolas de samba? Estas e outras questões serão abordadas pelo jornalista Anderson Baltar, palestrante convidado para a primeira aula do segundo módulo do curso do CETE, denominado “Módulo Carnaval”, que acontece na tarde do sábado, dia 11 de junho, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
O tema do painel será “Jornalismo e carnaval: história, realidade e perspectivas”. Anderson Baltar é âncora e coordenador da Rádio Arquibancada, web rádio com programação inteiramente voltada para o carnaval, com ênfase nas transmissões ao vivo dos grandes eventos das escolas de samba. Foi assessor de imprensa de escolas de samba como União da Ilha, Império Serrano e Boi da Ilha. Foi produtor de carnaval em emissoras de rádio e televisão. Também foi, por seis anos, jurado do carnaval de Uruguaiana. É um dos autores do livro "As primas sapecas do samba", sobre as histórias das escolas de samba União da Ilha, São Clemente e Caprichosos de Pilares.
Para integrar a mesa e fazer um contraponto local sobre a atuação da mídia no carnaval de Porto Alegre, o CETE convidou o experiente e renomado radialista Odir Ferreira. Comunicador com mais de três décadas de atuação na imprensa gaúcha, Odir coordenou equipes de transmissões nas rádios Gaúcha, Metrô FM e Caiçara, além de ter trabalhado como âncora nas rádios Princesa e Band. Foi diretor de Comunicação Social da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (AECPARS). Atualmente, trabalha na web rádio Rádio Saldanha, onde é diretor e um dos comunicadores, e exerce a função de Locutor Oficial do Carnaval da capital gaúcha.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 2 “CARNAVAL”
·        Dia 11 de junho – 1º aula
·        Local: Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) - 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do RS
·        Das 13h30 às 14h: Recepção e inscrições
·        Das 14h às 14h30: Abertura do 2º módulo “Carnaval” do curso do CETE, e entrega dos certificados aos alunos do 1º módulo “Gestão de Carnaval”.
·        Das 14h30 às 17h: Painel: “Jornalismo e carnaval: história, realidade e perspectivas”, com ANDERSON BALTAR, coordenador da Rádio Arquibancada, e ODIR FERREIRA, diretor e comunicador da Rádio Saldanha.
Inscrições
As inscrições para o Módulo 2 – Carnaval podem ser feitas na hora ou antecipadamente pela internet pelo e-mailcete.temaenredo@gmail.com. O interessado deve informar nome, telefone de contato, cidade onde mora, profissão, cargo/função no carnaval e (se for o caso) entidade carnavalesca à qual pertence.
O valor da inscrição para os cinco sábados do módulo 1 é de 60 reais (sócios do CETE) e 130 reais (não-sócios). Para quem desejar assistir as palestras avulsas (por sábado), o valor é de 20 reais. O pagamento pode ser feito na hora (será fornecido recibo) ou depositado no Banco Bradesco – Agência 1972, conta 41116-7, em nome de Luiz Roberto dos Santos Corrêa.

Esta é a oitava edição do curso de tema enredo do CETE. Mais informações pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com.