quarta-feira, 15 de junho de 2016

Jorge Freitas palestra no curso do CETE



Texto: Assessoria de Comunicação - CETE

Jorge Freitas, carnavalesco da Império de Casa Verde, a grande campeã do Grupo Especial de São Paulo de 2016, será o palestrante da segunda aula do Módulo 2 – Carnaval do curso do CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval. O encontro vai acontecer no sábado, dia 18 de junho, às 13h30, na Sala Convergência/Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do RS.

Freitas é um carnavalesco que gerencia a criação artística das fantasias e alegorias e tem uma experiência e vivência no carnaval de mais de 20 anos. Na palestra, o artista fala como concebe seu trabalho a partir da ideia de um assunto que possa se tornar um tema enredo, o desenvolvimento plástico-visual desde a elaboração da sinopse até o momento em que a escola adentra na passarela.

Professor de educação física e de educação artística de formação, e ex-regente de banda marcial de um colégio em sua cidade natal, Nova Friburgo (RJ), iniciou na função de carnavalesco no GRES Arranco do Engenho de Dentro, no Grupo A, em 1995, sem nunca antes ter pisado na Sapucaí. Após ter vencido o Grupo B com o Arranco em 1996, Jorge chamou atenção pelo potencial criativo e recebeu convite para ir para a Unidos de Vila Isabel, no Grupo Especial, onde esteve por quatro oportunidades, e também foi carnavalesco da Portela (em 2004, na reedição do enredo “Lendas e mistérios da Amazônia”, que havia dado o título para a escola em 1970).

Em 2000 se transferiu para a folia paulistana e foi carnavalesco da Gaviões da Fiel por sete desfiles e obteve quatro títulos para a escola (sendo um no Grupo de Acesso). Também teve uma passagem pela Pérola Negra (2007). Na Rosas de Ouro, Freitas trabalhou por nove anos e foi responsável pelo último campeonato da escola (2010), além de passar muito perto do primeiro lugar em três oportunidades, chegando ao vice-campeonato em 2012, 2013 e 2014. Logo após o carnaval de 2015, o artista foi contratado pela Império de Casa Verde e estreou já com a conquista do título, com o enredo “O Império dos Mistérios”. Ao todo, em São Paulo, possui seis campeonatos, e um no Rio.

PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 2 “CARNAVAL”

Dia 18 de junho de 2016 – 2º aula.
Local: Sala Convergência/Fórum Democrático - andar térreo do prédio da Assembleia Legislativa do RS (Praça da Matriz, 101, Centro Histórico – Porto Alegre).
Das 13h30 às 14h: Recepção e inscrições.
Das 14h às 18h: JORGE FREITAS, carnavalesco da Império de Casa Verde.


Mais informações pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com.