quarta-feira, 25 de maio de 2016

Economia criativa e empreendedorismo encerram módulo gestão do CETE

Texto: Assessoria de Imprensa CETE

Economia criativa é o setor da economia formado pelas indústrias criativas (o conjunto de atividades econômicas relacionadas a produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos como insumos primários). E o carnaval é um segmento que a cada ano vem se mostrando um mercado extremamente promissor.

Tiago será um dos palestrantes
Ao mesmo tempo, o carnaval é uma festa que possibilita o surgimento e estabelecimento de fornecedores, prestadores de serviço e demais profissionais para compor a chamada “cadeia produtiva”, além de favorecer o empreendedorismo.

Como o carnaval pode formar um cenário positivo para o empreendedorismo, mesmo em tempos de crise? A folia pode ser um ambiente dinâmico essencial para as atividades de vendas e marketing? Entre o universo simbólico do carnaval e o mundo concreto da economia, a criatividade seria o catalisador do valor capaz de gerar desenvolvimento?

Esses assuntos serão debatidos e abordados na quinta aula e última aula do Módulo 1 “Gestão de Carnaval” do curso do CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval.

O encontro vai acontecer no sábado, dia 28 de maio, a partir das 14 horas, no Plenarinho da
Jesse empresta seu conhecimento ao CETE
Assembleia Legislativa do RS, localizado no 3º andar do prédio (Palácio Farroupilha – Praça da Matriz, número 101, Centro Histórico – Porto Alegre).

Para falar de economia criativa e empreendedorismo no carnaval, o CETE vai reunir os professores Jessé Oliveira e Tiago Cézar de Carvalho.

Jessé é ator, diretor, iluminador, produtor de teatro e pesquisador sobre a memória do teatro de rua de Porto Alegre. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua carreira artística de quase três décadas. Já dirigiu mais de 40 espetáculos de teatro, dança e música. Teve uma peça encenada no Theater Krefeld Und Mönchengladbach, na Alemanha, nos meses de janeiro e abril de 2016. É professor e foi coordenador do curso Produção Cênica na Faculdade Monteiro Lobato, e lecionou na Pós-Graduação da UCS. No carnaval estreou em 2015 como coreógrafo da elogiada comissão de frente de Bambas da Orgia, recebendo quatro prêmios por este trabalho (troféus Setor 1, TamuJunto, Camarote Cultural e Estandarte de Ouro). No painel, Jessé vai falar sobre a folia e a economia criativa.

Tiago Cézar é administrador de empresas graduado pela PUCRS e consultor especialista em Gestão Empresarial formado pelo IBGEN. Atua como coach e promove palestras motivacionais, treinamentos e consultorias. É professor e leciona no IERGS/Uniasselvi. “Empreendedorismo e carnaval” será o enfoque de seu painel.

PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 1 “GESTÃO DE CARNAVAL”

·        Dia 28 de maio de 2016 – 5º encontro

Local: Plenarinho (Sala João Neves da Fontoura) – 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do RS.

* Das 14h às 15h30: Painel: “O carnaval e a economia criativa”, com JESSÉ OLIVEIRA, ator, diretor, iluminador, produtor de teatro e professor na Faculdade Monteiro Lobato.

* Das 15h45 às 17h30: Painel: “Carnaval e empreendedorismo”, TIAGO CEZAR DE CARVALHO, administrador de empresas, especialista em Gestão Empresarial e professor universitário.

            Mais informações pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com.