sexta-feira, 13 de maio de 2016

DESTAQUES DA VIDA: BRÁULIO PONTES

Hoje trago um bate papo pra lá de descontraído para conhecermos um pouco da história do conhecido diretor de carnaval: BRÁULIO PIRES PONTES NETO, chamado também carinhosamente de Braulinho. Com 58 anos a festejar em Setembro, nosso entrevistado é casado, pai de 12 filhos; é funcionário estadual com uma carga horária que se estende por uma jornada de até 10 horas trabalhadas.

          
Desde os 10 anos nosso diretor participa das festas momescas. Oriundo de família carnavalesca é irmão do saudoso "João Aruanda" (in memorian) e filho da "Preta de Oxalá”. Bráulio se lembra de sua mãe na direção e destaque principal de Bambas da Orgia - na época o Presidente era Alceu Soares de Lima (in memorian). Ele ressalta que eram feitas na escola o chamado "SUERE" (semelhante às tradicionais domingueiras, que anos após embalaram as noites no famoso Força e Luz).

Resumindo um pouco sua trajetória:

No ano de 1978, foi nomeado Diretor de Coordenação de Imperadores do Samba por João Aruanda que na época era diretor de carnaval. Em meados de 80, a convite de Sérgio Peixoto foi para Bambas da Orgia, onde organizou a primeira Coordenação da Escola, a convite do saudoso presidente Ariovaldo Paz (in memorian).


Foi na Acadêmicos da Orgia, com o presidente Paulo Silva, que Bráulio iniciou como diretor de carnaval. Após, com presidente João Luiz, foi para Candinha. Em ambas as escolas como diretor de carnaval foi campeão do extinto grupo de acesso. Em seguida, ficou por 4 anos na União da Vila do IAPI como diretor de harmonia geral a convite do presidente Jorge Sodré.

No ano de 2011 o presidente Amorim o leva para o Mar como diretor de carnaval, Lá ficou por cinco anos.

No ano de 2014, foi campeão em Novo Hamburgo pela escola Cruzeiro do Sul com o presidente Jailson Barbosa. Em 2015, é chegada a hora... Pela vontade do presidente Cleber Tavares e da comunidade de Unidos de Vila Isabel, lá estava Bráulio Pontes contribuindo para o carnaval da entidade na condição de diretor de carnaval.

Agora em 2016, realizando um antigo sonho de trabalhar com seu melhor amigo, o presidente Cleomar Rosa, ele chega a convite do mesmo à sua diretoria para somar ao time da Nação Azul e Branco rumo às festas de 2017.

“Nossa festa são como as rosas, também existem seus espinhos (...)”

Nosso entrevistado cita sua maior alegria...

“ -Ter revelado muitos talentos, isso não tem preço!

... Sua maior tristeza...

“ -As vezes que fui dispensado ,sem ser notificado e fiquei sabendo pela mídia!

Sobre seu retorno ao Ninho da Águia, ele nos diz que está sendo maravilhoso estar junto de amigos... Uma Escola que cobra muito, porque merece o melhor.

A respeito do seu time de trabalho, ele nos adianta que ainda em fase de ajustes visando a  qualificação da entidade, tanto em termos individuais como o grupo num todo.

Perguntado sobre o que podemos esperar para 2017 a resposta já está pronta:

“Primeiro muito trabalho! Estão ficando na escola apenas aqueles que irão se doar num todo (não somente no profissional), até pelo momento difícil  que a escola está passando... Mas com a garra da Nação azul e Branco, criatividade e muito, muito trabalho, vamos voltar ao lugar que a Azul e Branco merece.

Bráulio deixa um recado a todos os bambistas e simpatizantes da Águia Altaneira:

" -Precisamos de todos os bambistas e simpatizantes participando dos pré-ensaios, do festival de samba que acontecerá em Agosto, assim como dos ensaios oficiais a partir de Setembro. Pois o Departamento de Carnaval está fazendo o seu melhor e precisamos desta união para a busca do objetivo, que todos sabem qual é..."

Fico por aqui, com desejo de vida longa ao Diretor Bráulio Pontes!