quarta-feira, 4 de maio de 2016

Curso do CETE recebe Álvaro e Côrtes no sábado

Alvaro Machado é um dos palestrantes 

Texto: Assessoria de Comunicação CETE

O potencial turístico-cultural do carnaval está sendo realmente explorado na capital gaúcha? E as cidades do interior do estado, têm projetos que valorizem o carnaval em suas cidades? Estes serão os temas a serem debatidos e abordados na segunda aula do Módulo 1 “Gestão de Carnaval” do curso do CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval.
O encontro vai acontecer no sábado, dia 07 de maio, a partir das 13h30, na Sala Convergência/Fórum Democrático, localizado no andar térreo da Assembleia Legislativa do RS (Palácio Farroupilha – Praça da Matriz, 101, Centro Histórico – Porto Alegre).
Carnaval, turismo e cultura
Na primeira parte, o carnavalesco, professor e coordenador do curso de Turismo da Faccat - Faculdades Integradas de Taquara, Álvaro Machado, vai discorrer sobre: “O carnaval como atração turística e cultural”.
Machado foi o idealizador, em 2008, do primeiro curso de extensão de Gestão do Carnaval no Rio Grande do Sul, oferecido pela Faccat. As aulas eram realizadas na sede da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul - AECPARS, na Avenida Ipiranga. Primeiro com aulas presenciais e depois à distância, o curso durou até 2011 e como resultado, ocorreu a criação da Associação de Gestores do Carnaval.
Importância que o interior elabore projetos de carnaval
No segundo painel, o advogado, radialista e conselheiro estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Antonio Carlos Côrtes, vai apresentar argumentos e orientações que motivem as entidades carnavalescas da Região Metropolitana e do interior do Estado para que elaborem e apresentem projetos culturais que valorizem o carnaval.
Além de advogado, com atuação nas áreas de direito civil e criminalista, Côrtes é militante da cultura negra. Atuou também como apresentador, repórter, comentarista e produtor de TV, com passagens por emissoras como Guaíba, TVE, Bandeirantes e RBS. Comandou ainda diversas coberturas e transmissões de desfiles de carnaval quando trabalhou foi comunicador das rádios Princesa, Farroupilha, 1120 AM e Gaúcha.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 1 “GESTÃO DE CARNAVAL”
·       Dia 07 de maio – 1º encontro
Local: Sala Convergência/Fórum Democrático - térreo do prédio da Assembleia Legislativa do RS.
Das 13h30 às 13h45: Recepção e inscrições.
Das 13h45 às 15h30: Painel: “Carnaval como atração turística e cultural”, com ÁLVARO MACHADO, carnavalesco, professor e coordenador do curso de Turismo da Faccat.
Das 15h45 às 17h30 – Painel: “Motivação para que as entidades carnavalescas do interior do Estado apresentem projetos que valorizem o carnaval”, com ANTONIO CARLOS CÔRTES, advogado, radialista e integrante do Conselho Estadual de Cultura.
Inscrições
Mesmo quem perdeu a primeira palestra do curso, ainda pode se inscrever no Módulo 1 – Gestão de Carnaval. É só comparecer na hora ou fazer a inscrição antecipadamente pela internet pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com, informando nome, telefone de contato, cidade onde mora, profissão, cargo/função no carnaval e (se for o caso) entidade carnavalesca à qual pertence.
O valor da inscrição é de 40 reais (sócios do CETE) e 100 reais (não-sócios). Para quem desejar assistir as palestras avulsas (por sábado), o valor é de 20 reais. O pagamento pode ser feito na hora (será fornecido recibo) ou depositado no Banco Bradesco – Agência 1972, conta 41116-7, em nome de Luiz Roberto dos Santos Corrêa.
Esta é a oitava edição do curso de tema enredo do CETE e pelo quarto ano consecutivo é dividido em dois módulos. As aulas do Módulo 2 (Tema-Enredo e Carnaval) estão previstas para acontecer a partir do dia 11 de junho de 2016.
Mais informações pelo e-mail cete.temaenredogmail.com