quinta-feira, 21 de abril de 2016

Módulo 1 do curso do CETE dá ênfase à gestão de carnaval


O CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval – que entre seus objetivos está o de proporcionar a troca de saberes no meio carnavalesco e noções de qualificação, planejamento e organização do evento carnaval, em especial, o desfile das escolas de samba, abriu inscrições para o Módulo 1 do seu tradicional curso de tema enredo.

O diferencial do primeiro módulo este ano é a ênfase em Gestão de Carnaval. “O CETE resolveu aderir ao assunto porque em todas as palestras do curso de tema enredo e nos seminários que participamos ou promovemos, o assunto gestão sempre vem à baila”, justifica o presidente do CETE, Sérgio Peixoto.

Direção de carnaval em uma escola de samba, carnaval como atração turística e evento cultural, captação de recursos e elaboração de projetos culturais, carnaval como economia criativa e empreendedorismo na folia estão entre os assuntos a serem abordados no curso.

O primeiro módulo será realizado em cinco encontros, aos sábados, nos dias 30 de abril, 07, 14, 21 e 28 de maio. A modalidade é direcionada para carnavalescos, dirigentes de entidades, pesquisadores, historiadores, jornalistas e amantes da folia em geral que têm interesse em ter noções sobre gestão em carnaval.

Os encontros vão acontecer das 13h30 às 18h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico – Porto Alegre).


PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 1

·         Dia 30 de abril
Local: Plenarinho – 3º andar AL

Das 13h30 às 14h: Recepção e inscrições
Das 14h às 14h30: Abertura do 1º módulo do curso de tema enredo, com SÉRGIO PEIXOTO, presidente do CETE.
Das 14h30 às 17h: Painel: “A direção de carnaval de uma escola campeã”, com MAURÍCIO NUNES, diretor de carnaval da Imperatriz Dona Leopoldina.

·         Dia 07 de maio
Local: Sala Convergência – térreo da AL

Das 13h30 às 15h30 – Painel: “Carnaval como atração turística e cultural”, com ÁLVARO MACHADO, carnavalesco, professor e coordenador do curso de Turismo da Faccat.
Das 15h45 às 17h30 – Painel: “Motivação para que as entidades carnavalescas do interior do Estado apresentem projetos que valorizem o carnaval”, com ANTONIO CARLOS CÔRTES, advogado, radialista e integrante do Conselho Estadual de Cultura.

·         Dia 14 de maio
Local: Plenarinho – 3º andar da AL

Das 13h30 às 15h30: Painel: “Projetos culturais e captação de recursos”, com LARA LINDENMAYER, jornalista e coordenadora de eventos.
Das 15h45 às 17h30: Painel: “Carnaval, arquivo, memória e patrimônio cultural”.

·         Dia 21 de maio
Local: Sala Convergência – térreo da AL

Das 14h às 18h: Painel: “Mão de obra especializada nos barracões e ateliers de carnaval”, com GUSTAVO GIRÓ, presidente da Embaixadores do Ritmo, e RODRIGO COSTA, presidente da Imperadores do Samba.

·         Dia 28 de maio
Local: Plenarinho – 3º andar da AL

Das 14h às 15h30: Painel: “O carnaval e a economia criativa”, com JESSÉ OLIVEIRA, ator, diretor, iluminador, produtor de teatro e professor na Faculdade Monteiro Lobato.
Das 15h45 às 17h30: Painel: “Carnaval e empreendedorismo”.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na hora ou antecipadamente pela internet – informando nome, telefone de contato, cidade onde mora, profissão, cargo/função no carnaval e (se for o caso) entidade carnavalesca à qual pertence – pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com.

O valor da inscrição para os cinco sábados do módulo 1 é de 40 reais (sócios do CETE) e 100 reais (não-sócios). Para quem desejar assistir as palestras avulsas (por sábado), o valor é de 20 reais. O pagamento pode ser feito na hora (será fornecido recibo) ou depositado no Banco Bradesco – Agência 1972, conta 41116-7, em nome de Luiz Roberto dos Santos Corrêa. 


Esta é a oitava edição do curso de tema enredo do CETE e pelo quarto ano consecutivo é dividido em dois módulos. As aulas do Módulo 2 estão previstas para acontecer a partir do dia 11 de junho de 2016.