quarta-feira, 6 de abril de 2016

Conselheiros do carnaval: Tio Mauri


Esta semana na série CONSELHEIROS DO CARNAVAL, venho falar de MAURI LUIZ DA SILVA, que atua na função de Presidente do Conselho da União da Vila do Iapi. A história desta personalidade tão querida do Trem da Zona Norte, começa nos anos 50 quando havia coretos em vários bairros e, no IAPI era bem na frente do Estádio Alim Pedro. Foi nesta época, que surgia a Praiana e com ela o conceito novo de Escola de Samba.

Tio Mauri, acompanha a VILA desde sua fundação e lembra que o saudoso Pe. Zé Miguel, da Paróquia Nsa. Sra. de Fátima não se abalava com os ensaios na AMOVI, ao lado da igreja, apesar das caras feias dos paroquianos que não aceitavam aquele barulhão durante alguma Missa.

Relata que seus sobrinhos desfilaram desde o início: Cau, hoje Chaleira, Dorian, que já foi jurado do Carnaval e compositor de vários sambas e o saudoso Robertinho, o Pilha, meu afilhado. Nosso conselheiro relembra que Jorge Sodré, junto com Dorian criaram no Magistério o Bloco da MADALENA, que tinha viés de escola de samba e nos dois anos que desfilou ganhou todos os prêmio no Litoral.

Sua esposa e filha desfilavam na Madalena e em dois anos, trouxeram a Ala pronta da praia para desfilar na Augusto de Carvalho. Lembra também que uma dessas vezes, o Diretor de Carnaval era o Grande Mestre Nilton, que trouxe muitos bambistas com ele para a VILA. “Vem lá do Egito, o Carnaval e o Negro hoje é personagem principal...” (Tio Mauri diz que se arrepia com este samba).

“Em 1988 foi transferido pela empresa para o Rio de Janeiro e lá me integrou-se ao carnaval, desfilando na Caprichosos de Pilares, então uma das grandes do Grupo Especial. Lá aprendei a importância das alas no Carnaval. Desfilei algumas vezes na Ala do Bolinha, que se confundia com a VILA até, que o Sodré (Presidente da entidade) voltando para a VILA, depois da exitosa gestão na AECPARS, me convidou para montar uma Ala e na primeira reunião falou: “Tio Mauri vai fazer uma Ala”.  Foi o que bastou para que todos passassem a me chamar de TIO MAURI, hoje adotado firmemente como seu  nome no carnaval e em muitos segmentos na vida.   A Ala Tio Mauri completou 10 anos neste carnaval.” – relembra ele

Tio Mauri foi convidado pelo Presidente Sodré para ser conselheiro, e depois se tornou Presidente do Conselho, cujo mandato vai até 2017. Conselheiro do Internacional, ele diz que no Clube o conselho age normalmente, apenas deliberativo, no samba a dedicação é total, do planejamento do tema até ao trabalho do barracão:

“... é muito normal em época de montagem dos carros e fantasias minhas mãos nunca estarem totalmente limpas, pois sempre tem um pouco de cola ou cheiro de solvente. Numa Escola de Comunidade, que a VILA voltou a ser neste Carnaval, TODOS fazem tudo e, com muita alegria assisto o trabalho de vários destaques no barracão, cortando, colando, montando.  Creiam, esta é a parte mais cansativa e mais gratificante do carnaval.”

               Tio Mauri, que entrou no clima ainda completa seu pensamento: - Chegar no dia, vestir a fantasia e ir pra passarela como faz a maioria dos componentes é maravilhoso, mas nem de longe comparável como trabalhar na escola, dentro ou fora do barracão, ver tudo crescer aos poucos, com muito sacrifício pessoal de cada um e no dia vestir a Fantasia que tu ajudaste a fazer e ir pra avenida cantar o samba com o coração explodindo de emoção! Minha família é “Vileira” e sempre estou acompanhado da Dalva de Moraes e minha filha Olga Prestes. Na verdade tenho mais duas famílias (não se assustem) a nossa ALA Tio MAURI e a Grande FAMÍLIA da VILA, onde todos são meus sobrinhos queridos, do mais humilde operário do barracão ao Presidente.  A propósito, o Sodré se criou com meus sobrinhos de sangue, e por isso sempre se considerou meu sobrinho de coração.”

                Tio Mauri finaliza nossa conversa com uma mensagem ao CARNAVAL: “Para o Carnaval de nossa cidade crescer e muito, tem de ser transformado em CARNAVAL  FORA DE ÉPOCA... Isso é muito importante para todos!” E ressalta que sempre foi e será VILA POR AMOR!