quarta-feira, 20 de abril de 2016

Bate palmas pra Ogum!


No próximo dia 23 de Abril é dia de homenagear São Jorge.  

São Jorge era um soldado romano no exército do imperador Deocleciano, venerado como mártir cristão. O mesmo é um dos santos mais venerado no catolicismo, e imortalizado. Na lenda em que o próprio mata o temido dragão.

São jorge viveu no século IV, quando o imperador Deocleciano declarou perseguição aos adeptos do cristianismo, Jorge protestou e acabou sendo torturado pela insolência. Morreu decapitado em 23 de abril de 303. Suas histórias foram contada em diversas cidades do império romano pelos soldados que estavam em missão, foi assim que ele ganhou sua fama e virou o um dos mais queridos e amados santos de todas as religiões. Essa é, em teoria, a história verdadeira e conforme é contada pela igreja católica.


OGUM (ORIXÁ)

General destemido e estrategista, é aquele que veio pra ser o vencedor das grandes batalhas e desbravador. Aquele que busca a evolução. Defensor dos desamparados, segundo a lenda Ogum andava pelo mundo comprando causa dos indefesos, sempre muito justo, e benevolente ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e o dono das estradas intransitáveis, pois é um orixá valente, e traz na espada tudo o que busca. No sincretismo religioso ogum é representado por São Jorge, por isso muitos de nossos Ylês (casas de religião) estarão festejando e rezando a Ogum no próximo sábado.

Como este site está ligado ao samba e ao carnaval, lembramos que muitas escolas de samba já homenagearam Ogum seja com tema, ala ou citação. Há também muitos sambista que são adeptos a esse orixá como Zeca pagodinho, Arlindo Cruz, Beth carvalho... talvez por também ser o santo da cerveja e do churrasco, Ogum esteja sempre muito presente nas composições e até nos bares sambistas Brasil afora.

Então que Ogum ou São Jorge, conforme sua crença, nos traga toda a proteção. A todo povo religioso, sambista e carnavalesco. Desse Brasil!

Ogunhê! Patakori Ogum! (saudação a Ogum).