quarta-feira, 16 de março de 2016

Tudo pronto pro Carnaval de Canoas

É grande a expectativa para o Carnaval na Paz 2016, que acontece nesta sexta-feira (18) e sábado (19), no Parque Eduardo Gomes. O complexo que receberá os desfiles e o público estimado em mais de 10 mil pessoas nos dois dias, já está sendo montado no Parque, e trará algumas novidades. Uma delas diz respeito à Praça de Alimentação. Antes, concentrada em apenas um ponto, agora serão quatro estações distribuídas ao longo do espaço destinado às arquibancadas. Também haverá frisas (área mais próxima da pista) que aproximarão, ainda mais, o público dos desfiles das escolas de samba.

O Carnaval 2016 em Canoas volta este ano a ser competitivo, uma reivindicação dos presidentes das escolas, prontamente atendida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura. Para o secretário adjunto da pasta, Eduardo Paim, “a Prefeitura assume esse compromisso de valorizar o carnaval, transformá-lo e tratá-lo de forma mais profissional. Um carnaval competitivo também traz mais empolgação às agremiações e ao público que torce e gosta de um grande espetáculo na pista”. Por ser realizado fora de época, além de dar mais tempo para as escolas da cidade se preparem, possibilita que seus integrantes e o público possam participar de outros carnavais, inclusive fora do Estado.


Entrada Franca

O Carnaval na Paz terá os portões abertos a partir das 19h. O estacionamento contará com 240 vagas, preenchidas por ordem de chegada. No parque, estarão disponíveis segurança privada contratada, além de apoio da Guarda Municipal e efetivo da Brigada Militar; e ambulância permanente equipada com UTI móvel.

Na sexta-feira, o evento terá início às 20h30, com concentração e um Ato Ecumênico, reforçando e espalhando a ideia de um carnaval em paz, onde somente a alegria e a diversão façam parte das duas noites. Na sequencia, tem o Bloco das Mulheres trazendo muita descontração para preparar o clima para o desfile das cinco escolas da primeira noite, dedicada ao Grupo de Acesso.

No sábado, o Bloco dos Soares faz a abertura, a partir das 20h45, dando o tom da noite dedicada ao Grupo Especial. As 11 escolas de samba de Canoas serão avaliadas por um júri composto por 27 pessoas ligadas ao Carnaval de fora da cidade. Serão três jurados para cada um dos nove quesitos. A apuração, para conhecer a grande campeã do Carnaval na Paz 2016 será no domingo (20), a partir das 15h, no Complexo do Parque Eduardo Gomes, em frente aos camarotes.

18/03 - SEXTA-FEIRA - GRUPO DE ACESSO
22h15 - Aquarela do Samba
23h10 - Imperatriz da Grande Niterói
00h05 - Nenê da Harmonia
01h00 - Pérola Negra
02h05 - Império da Mathias

19/03 - SÁBADO - GRUPO ESPECIAL
22h00 - Unidos do Guajuviras
23h05 - Acadêmicos de Niterói
00h10 - Nossas Raízes
01h15 - Acadêmicos da Grande Rio Branco
02h30 - Rosa Dourada
03h55 - Os Tártaros
Local: Parque Eduardo Gomes (Parcão).
Endereço: Avenida Guilherme Schell, 3.600, Centro, Canoas, RS (próximo à Estação Fátima do Trensurb).


ACOMPANHE TUDO TUDO PELO SETOR 1

O Setor 1 estará com grande equipe disposta em todos os cantos do sambódromo de Canoas para levar até você informações em tempo real de todo estará rolando nesta grande festa. Os jurados do Setor 1 também estará apostos para escolher os indicados ao Troféu Setor 1 – Edição Canoas, que ocorre no próximo dia 08 de abril na Sociedade Caça e Pesca.


Linhas especiais de ônibus

Durante o Carnaval da Paz, o sistema de transporte de passageiros funcionará com horários e linhas especiais para o Parque Eduardo Gomes, nos dias 18, 19 e 20 de março. Serão oito veículos suplementar e quatro linhas especiais. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, além destes coletivos, serão disponibilizados dois carros reservas junto ao terminal da rua Oliveira Vianna, bairro Rio Branco, que serão utilizados conforme critério da fiscalização.

Roteiro das linhas
Linha especial 1- Centro X Parque Eduardo Gomes
Frota: 2 veículos
Dias de operação: 18 e 19/03
Horário de operação: das 21h às 0h
Roteiro: Terminal Golden Center, Avenida Victor Barreto, passagem de nível Mathias Velho, avenida Guilherme Schell, rua Bartolomeu de Gusmão, rua Oliveira Viana.

Linha especial 2 - Parque Eduardo Gomes X Mathias Velho X Vila Cerne
Frota: 2 veículos
Dias de operação: 18 e 19/03
Horário de operação: das 0h às 5h
Roteiro: rua Oliveira Viana, rua Joaquim Nabuco, avenida Guilherme Schell, rua Padre Réus, rua Amazonas, avenida Rio Grande do Sul, rua São Sepé, rua Florianópolis, rua Dona Maria Isabel, rua Engenheiro Kindler, rua Mario de Andrade, rua Clóvis Beviláqua, avenida República, rua Saldanha da Gama até esquina da rua Brasil.

Linha especial 3 - Parque Eduardo Gomes X L2 X L3
Frota: 2 veículos
Dias de operação: 18 e 19/03
Horário de operação: das 0h às 5h
Roteiro: rua Oliveira Viana, rua Joaquim Nabuco, avenida Guilherme Schell, Viaduto V Comar, rua Venâncio Aires, rua Augusto Severo, avenida Getúlio Vargas, rua Santa Maria,avenida Santos Ferreira, rua Alexandre de Gusmão, avenida Boqueirão, avenida 17 de Abril, Terminal L3.

Linha especial 4- Centro X Parque Eduardo Gomes X Centro
Frota: 2 veículos
Dia de operação: 20/03
Horário de operação: das 13h às 18h
Roteiro: Terminal Golden Center, avenida Victor Barreto, passagem de nível Mathias Velho, avenida Guilherme Schell, rua Bartolomeu de Gusmão, rua Oliveira Viana, rua Joaquim Nabuco, avenida Guilherme Schell, passagem de nível rua Pedro Weingartiner, avenida Victor Barreto, Termina Golden Center.