terça-feira, 1 de março de 2016

O descanso do beija-flor...

Foto: Fábio Cruz

Por Israel Avila 

Com o passar do carnaval os destaques, em sua maioria, assim que tiram a fantasia, fazem as malas e vão curtir merecidas horas de descanso, um deles é o mestre sala e músico Tiago Nascimento, o Tika.
O beija flor, que neste carnaval defendeu o pavilhão da Unidos do Capão, trabalha no ramo do marketing e toca na banda Alô Confraria, e revela ser difícil conciliar os muitos ensaios preparatórios para o desfile com a rotina diária.

Como muitos integrantes da banda também atuam na festa de momo, assim que acaba o carnaval ele volta a se dedicar a música, e diz que algo de engraçado que ocorre e que quase sempre tem de ir a busca de um novo emprego, pois acaba abandonando o trabalho para dedicar-se a sua maior paixão: dançar. A família também recebe atenção especial assim que a fantasia é deixada de lado, e chefe de família volta a atuar junto as duas “futuras porta bandeiras”, filhas de Tika.


“Tem muita gente que encontramos apenas na época do carnaval. Durante o ano sinto falta de muita gente, inclusive da Fernanda, minha porta bandeira. As pessoas da escola, as quais nos afeiçoamos e passamos a admirar, também fazem falta durante o ano... é a magia do carnaval, sabemos que vamos passar por isso, mas todo ano e um sentimento diferente...”

“... quando passa o carnaval eu como demais, churrascos, doces... tudo o que me limito durante o pré-carnaval. Volto pra rotina da banda, gosto de drinks também, mas o melhor de tudo é o “retorno” do churrasco e dos domingos entre a amigos...”

Tiago revela que este ano as férias tiveram gosto especial. Conheceu o Rio de Janeiro e aproveitou o descanso. E assume o gosto pela viagem, uma vez que a dois anos foi para o Recife no pós carnaval e no ano que vem quer conhecer a Bahia. Outro sonho é poder aproveitar um pouco das praias e da folia dos baianos e quem sabe até sair em algum trio.

O descanso de todo e qualquer destaque é incontestável. O esforço físico e emocional que se abate a todos. Tiago lembra de que ele e Fernanda tiveram de ajudar na confecção da fantasia e tiveram mais este adendo para contribuir para aquela canseira das madrugadas. “ – Foi um ano difícil e isso vai cansando aos poucos, o emocional fica vulnerável, as cobranças aumentam...” – diz ele.

Questionado sobre o novo carnaval Tika diz o seguinte:

“... nosso preparo é primeiro dedicado ao preparo físico. Dançamos a 11 anos juntos e todos anos procuramos começar aperfeiçoar com novos passos, coreografias, mas o preparo físico é o mais importante... tendo o samba da escola, já partimos para a parte coreográfica para executar um trabalho satisfatória para a entidade...”

Para alguns, o carnaval nem acabou ainda, para outros e hora de descanso e tem ainda os que já estejam preparando seu carnaval 2017, ao Tika, e a todos os destaques do nosso carnaval, um Feliz ano novo! Boas “férias”, e claro, Feliz carnaval 2017!