quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Carnaval de Camaquã e neste sábado

Foto: Prefeitura Municipal de Camaquã

Por Israel Avila

Será neste sábado (27) o Desfile de Carnaval de Rua de Camaquã, uma promoção do Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo. A partir das 21h30min, a Avenida Olavo Moraes se transforma na passarela do samba quando ocorre a abertura com o desfile da Corte do Carnaval composta pelo Rei Momo Osvaldo Martins acompanhado da rainha Leandralí Gonçalvez da Costa e da princesa Aline Souza, que além de lindas, esbanjam simpatia. Os três prometem que não faltará alegria, samba no pé e muita animação. “Nosso querido Rei Momo estará com a chave da cidade e sua linda Corte com a Rainha Leandralí e Princesa Aline, todos alegrando nossa festa e interagindo com a comunidade”, destaca Marla Crespo, secretária da Cultura e Turismo.

A folia segue com o desfile das Escolas de Samba Estrela de Ouro, com o tema México, Unidos da Vila, com o tema Halloween, e Império Camaquense, com o tema São Jorge. Além disso, Camaquã receberá ainda a visita da escola de samba de Santa Rita do Sul. Estima-se que um grande público, a exemplo de outros anos, venha para a avenida para prestigiar os carnavalescos locais.

Diferente de outros municípios, Camaquã manteve o Carnaval, a fim de que a comunidade tenha uma oportunidade ter acesso gratuito a cultura. “Levando muito a sério o objetivo de valorizar cada vez mais as manifestações culturais locais, a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, investe no Carnaval, valorizando e estimulando as Escolas de Samba e fazendo um grande convite à comunidade local e vizinha para participarem deste momento cultural, alegre, de entretenimento, lazer e confraternização”, convida Marla.
De acordo com Marla a decisão de fazê-lo fora de época, teve a concordância das escolas de samba locais: “A decisão teve como sentido de todos poderem participar dos carnavais vizinhos e dos vizinhos também poderem participar do nosso. O carnaval de Rua de Camaquã contabiliza mais de 70 anos de existência e vem sendo revitalizado desde 2012. Hoje, está fortalecido sendo a cada ano maior e mais bonito”, avalia. 
O concurso terá a presença de jurados da Associação de Jurados de Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul – Ajucepergs, liga oficial dos jurados das escolas de samba vem. “É um dia em que a família toda pode se reunir, fazer um chimarrão e assistir um desfile. Muitas pessoas que desfilam pelas escolas de samba, pagam pelas suas fantasias, ou seja, a verba da prefeitura é mínima, pois as escolas também promovem eventos para arrecadar fundos”, ressaltou.
O que: Desfile de Carnaval de Rua
Quando: dia 27 (sábado) a partir das 21h30min
Onde: na Av. Olavo Moraes entre as ruas Júlio de Castilhos e Acindino Inácio Dias