quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Estreia hoje na TVE série sobre os quesitos do carnaval de Porto Alegre


O carnaval terá mais uma janela de visibilidade a partir de hoje (13), a partir das 22h30 na tela da TVE. O programa Nação, que trata da história e legado no povo negro, apresentado por Fernanda Carvalho e dirigido por Vera Cardozo criou uma série especial para falar do carnaval de Porto Alegre.
A temática será baseada nos quesitos existentes aqui no sul, mais nossas duas meninas dos olhos: casal de passistas e porta estandarte.

Fernanda Carvalho conversa com personalidades de ontem e de hoje que se destacaram em cada um dos quesitos e mostra particularidades dos desfiles na capital gaúcha. A série tem participação especial do diretor do site Setor 1 Israel Ávila, que junto a Fernanda, apresenta a série.

O fio condutor é dado pelo compositor, carnavalesco e pesquisador Nilo Feijó ,que deixa registrado nesta última entrevista os fatos marcantes da história do Carnaval de Porto Alegre. Um Carnaval, que ele conheceu como poucos, desde a infância na década de 30 do século passado, quando começou a participar de um bloco infantil criado por seu pai na antiga Colônia Africana de Porto Alegre. A entrevista foi gravada uma semana antes do falecimento deste importante baluarte, e servirá como homenagem para que seu legado seja eternizado.

No programa desta quarta os quesitos abordados são Bateria e Tema enredo. Para falar de Ritmo, os convidados foram Mestre Nilton e Mestre Karlinhos que além de contar um pouco de sua história, mostraram através do ritmo porque são grandes nome do nosso carnaval. Já o tema enredo foi abordado por Sergio Peixoto e Edy Dutra, que falam da importância do quesito para o andamento do carnaval uma escola de samba.
A série também contou com a participação de destaques da UDESCA, da Bateria Cadência do Morro (Academia de Samba Puro) e Paulinho Durão.