sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O Carnaval pulsante de Santana do Livramento!


     Olá setoristas queridos, tudo bem?

     Hoje vou falar de um carnaval que nos últimos anos tem deixado em mim a certeza de que ainda há sim pessoas que tratam o carnaval com seriedade e como produto e como cultura.

     No último final de semana, de 20 a 22 de Novembro, estive participando do Seminário de Carnaval em Livramento promovido pela LIESA (Liga das Escolas de Samba) dirigida pelo Sr. Zica e pela Secretaria Municipal de Turismo, chefiada pela Srª Denise , evento que aconteceu dentro das comemorações da Semana Da Consciência Negra naquela cidade.

     Foram dias de trocas de conhecimento intensos. Tudo para que a festa que tanto amamos continue (pelo menos lá) melhorando cada vez mais. O carnaval de Livramento é apaixonante, e quem ainda não conhece, não sabe o que está perdendo.


    A mesa do Cerimonial de abertura ocorrido sábado pela manhã na Câmara Municipal foi composta pelo Sr Zica (LIESA), Vereador Dagberto representando o Legislativo Municipal, Sr Sérgio Peixoto presidente do CETE e Srª Denise representando o prefeito.

    O sábado à tarde foi todo de palestras com os palestrantes do Cete discutindo critérios de julgamento de alguns quesitos, julgamentos do carnaval que passou e observações para carnaval que virá com membros das escolas de samba e seus dirigentes. Discutimos Samba-Enredo, Harmonia Musical, Enredo, Bateria, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Fantasia e Alegorias.
     No domingo houve uma oficina sobre Bateria na quadra da Império da Zona Sul, novamente prestigiado por integrantes de todas as escolas da cidade.


     A comissão do Cete também foi muito bem recepcionada pelo Sr Luisinho que nos proporcionou conhecer as dependências do Clube Farrapos (O mais tradicional clube da comunidade negra da região), onde atua como gestor realizando um trabalho incansável e muito bonito de reestruturação.
     Enfim, encontramos pessoas realmente interessadas e buscando juntas, o melhor para o seu carnaval. Livramento está de parabéns!

     Posso dizer com certeza que se já não é o melhor, em pouquíssimo tempo será o melhor carnaval do interior do estado. E preparem-se... o de 2016 será INTERNACIONAL !!  Surpresas vêm aí...
     Parabéns povo carnavalesco de Livramento!
     Parabéns Liesa e todas as Escolas de Samba!
     Parabéns Secretaria de Turismo !

     Parabéns também aos integrantes do Cete. Quando jurados voltam onde julgaram , de cabeça erguida pra discutir as notas que deram, sem encontrar revolta alguma, muito pelo contrário, tudo ocorreu num clima descontraído e de alegria é porque tudo está indo da melhor maneira possível.
 

Por hoje era isso... abraço Astral em geral e ó...     ...fuuuuuuuuui !!!