quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Rainha Voltou!

Foto: Adriano Pinchemaille
Por Leandro Amarante

Que o carnaval do sul do país é cheio de surpresas e tem suas particularidades isso ninguém pode duvidar... Diversas saídas de integrantes por variados motivos na reta final, descaso com o Complexo Cultural do Porto Seco... etc, etc, etc.

E quando o cronômetro do mundo carnaval já começa a marcar suas casas decimais para a grande festa na capital do povo gaúcho, eis que uma grande novidade desembarcará de terras aonde a temperatura chega facilmente a baixo de zero para abrilhantar e “por fogo” no nosso carnaval.

No ano de 2012 esta personalidade aqui homenageada foi portadora do posto máximo da corte defendo as cores de uma das escolas mais queridas da capital a Academia de Samba Praiana. Hoje nosso destaque é a eterna rainha do carnaval Veronice de Abreu Rodrigues. Com é dona de um vasto currículo, o qual você leitor Setor 1 acompanhará ao longo desta matéria.

Rainha em ensaio no ano de 2012. Foto: reprodução/web

Digna representante da nossa cultura em prol das festas de momo, a trajetória da personalidade rumo ao apogeu começou cedo. O encanto com a desenvoltura de sua mãe como passista da capital lhe serviu como fonte de inspiração para que já aos 14 anos assumisse com perfeitas condições o posto de rainha de bateria da capital.

Foto: Chris Parvex
Aos 18 anos a jovem desbravadora e sem medo das intempéries, ingressou na carreira de modelo paixão esta em paralelo com o carnaval, e se mudou para selva de pedra que leva o nome de São Paulo. Lá, o espírito tomou conta da jovem e a mesma foi reconhecida e foi apresentar seu samba no pé de extrema qualidade na escola de samba Vai-Vai.

Como boa detentora de carga carnavalesca, a jovem queria a oportunidade de desfilar em solo carioca. E assim o fez. Ao se mudar para a cidade maravilhosa, a musa foi residir no bairro de Copacabana. Ali, aos domingos sua relação com o carnaval começou a se estreitar e sua admiração fora focada para a Alegria da Zona Sul no posto 5.

Sua paixão pelo samba só se fez crescer, e logo depois foi convidada a adentrar ao grupo show da escola de samba Portela como passista. Devido ao seu molejo, beleza e samba no pé com própria assinatura, foi convidada para representar a entidade no concurso Musa do Carnaval do programa Caldeirão do Huck.

O crescimento em ritmo avançado da beldade fez com que seu talento e desenvoltura ultrapassassem as barreiras marítimas, e ao cruzar o Oceano Atlântico, com apenas 23 anos desembarca em 2007 na cidade de Genebra na Suíça.

Seu trabalho por lá não foi fácil, mas como boa gaúcha não “fugira da peleia”. Sem muitos contatos e ciente do seu potencial decidiu então se inscrever para um concurso. A personalidade ganhou este concurso e o título de Miss Fête de Genève.

Foto:Adriano Pinchemaille
Daí em diante sua ascensão não demorou a aparecer, a coisa toda deu tão certo que Veronice montou uma companhia de dança brasileira, a Miss samba show, que se apresenta em festivais como o Montreux Jazz Festival, Fête de Genève, Carnaval de Lausanne, entre outros.

Sua vida ainda não estava completa. Veronice  decidiu então criar o Centro Cultural Brasileiro de Genebra, que promove eventos com apresentações de artistas brasileiros na Suíça. E foi em uma das viagens para se apresentar no carnaval de Nothing Hill, em Londres, que ela foi convidada para ser rainha de bateria da Alegria da Zona Sul e musa da União da Ilha em 2014. No carnaval gaúcho destaca-se o desfile como uma das musas da Vila Isabel em 2012 e da União da Vila do IAPI em 2014.
Em 2015 ocupou ainda o posto de Musa da União da Ilha do Governador e madrinha da ala de passistas da Alegria da Zona Sul.


Veronice é uma legítima colecionadora de títulos em diversos países que somados ultrapassam dez honrarias.

Não exitem palavras pra finalizar essa matéria a não ser: determinação e superação. A musa das musas é prova viva de que querer é sim poder, e pra isso bastar batalhar e acreditar que a vitória e certa.

Exemplo de beleza, determinação e muito samba no pé, na tradução vemos um nome pintado, Veronice de Abreu Rodrigues.


DE VOLTA PARA MINHA TERRA

A grande novidade para o carnaval 2016 é que Veronice Abreu irá desfilar em Porto Alegre defendendo a agremiação pela qual sagrou-se rainha no ano de 2012 – a Academia de Samba Praiana.

A equipe entrou em contato com membro da diretoria da escola a qual expôs sua satisfação em tê-la novamente na verde e rosa da Padre Cacique:

“(...)A Academia de Samba Praiana se sente muito orgulhosa e feliz com a vinda de nossa Rainha "Vero Samba" abrilhantar nosso desfile. Uma vez que, após ter sido coroada como Rainha do Carnaval, no ano de 2012, logo ter retornado a Suíça para representar-nos mundialmente... o que tem de melhor no carnaval brasileiro.
Só agora conseguiu conciliar sua agenda. Portanto estamos honrados em tê-la a frente da nossa bateria, Cadência Verde e Rosa (...)”.
            Nadia Narciso, Praiana

Sabendo do belo trabalho que desenvolverá pela sua passagem na escola de samba, a equipe Setor 1 desde já deseja as boas vindas ao carnaval gaúcho novamente.