domingo, 16 de agosto de 2015

Reconhecimento aos pavilhões


Na última segunda-feira (10), foi aprovado pela Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) o Projeto Lei (PLL 075/15) que prevê a inclusão do dia do dia do Mestre-Sala, da Porta-Bandeira e da Porta-Estandarte ao Calendário de datas comemorativas e de conscientização do município de Porto Alegre. 

Vereador durante sessão ordinária. Foto: Ederson Nunes/CMPA
Segundo o vereador Delegado Cleiton (PDT), proponente do PLL, o projeto tem a finalidade de render homenagens àqueles que conduzem com determinação e brilhantismo os símbolos mais importantes de uma agremiação, dentro daquela que é a maior manifestação da cultura popular, nosso carnaval.

A escolha da data foi período marcante para o carnaval sul-riograndense, 6 de novembro, data de fundação da primeira escola de ensino da cultura e da arte de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte, o Padedê do Samba, núcleo gaúcho da Escola Mestre Dionísio, do Rio de Janeiro.

Segundo informações, a 1ª Porta-Bandeira da bicampeã do carnaval de Porto Alegre e presidente do Padedê do Samba, Simone Ribeiro, foi peça fundamental para a efetivação do referido projeto, travando contatos com o vereador, dando suporte e encaminhamento a todos os trâmites do projeto.

A equipe Setor 1, parabeniza e rende homenagem á todos os guerreiros que bravamente aceitam a missão de ano após ano, carregar consigo a essência de uma agremiação. Que labutam para ver enaltecido o seu pavilhão... Como diz o trecho da Exaltação do G.R.E.S Mocidade Alegre ... enche o meu peito de emoção, deixa girar é lindo ver, me orgulho de você! (...)

(...) És dupla de nobre bailado
Que o mundo ''encantado''
Faz questão de aplaudir
Parceiros que em apenas um dia
Conduzem a luta do ano inteiro
Orgulho dos ancestrais... Altezas reais
Espelho de um futuro promissor
Rei e rainha multicor (...)

Majestade do samba
Estandarte defendido com amor...     

6 de Novembro – Dia do Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte