quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Reconhecimento ao “povo” do carnaval


Na noite de ontem (25) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi realizada sessão solene que teve como objetivo principal render homenagens a personalidades do samba e do carnaval da capital que norteiam seus trabalhos em prol da arte e da cultura em suas diversas ramificações.

Diversas autoridades, destaques e amantes do carnaval puderam prestigiar a sessão solene (espaço lotado) proposta pelo Vereador João Bosco Vaz e presidida pelo Vereador Reginaldo Pujol, na qual, Odir Ferreira, UDESCA (União dos Destaques do Carnaval) e Samba do Irajá foram os nomes da noite.

Na tribuna do plenário, as palavras proferidas pelo vereador João Bosco aos três agraciados não poderiam ser expressas de maneira diferente, palavras bem escolhidas e que realmente descrevera aquele destaque mencionado. A emoção e vibração dos espectadores se tornaram por longos períodos em aplausos, dignos de toda trajetória apresentada pelas partes citadas.

Três honrarias das mais importantes da capital foram entregues nesta noite cheia de surpresas: a Comenda Porto do Sol foi conferida ao radialista e voz oficial do nosso carnaval Odir Ferreira. O Troféu Câmara Municipal foi entregue a Shaienne Sehnem, presidente da UDESCA. Na mesma noite o terceiro homenageado Samba do Irajá foi agraciado com certificado de honra ao mérito na pessoa do presidente Jesus.

Esteve presente e com brilhante fala durante o ato solene o Vereador Delegado Cleiton, proponete do dia do Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte.

E como de praxe nos eventos que permeiam o carnaval, não poderiam faltar as homenagens por parte do “povo” que acompanha e acompanhou o crescimento e desenvolvimento dos agraciados. A UDESCA (União dos Destaques do Carnaval) preparou uma magistral apresentação com seus destaques ao som de afinada bateria e embalados pela voz do intérprete Bruno Martins que relembrou tradicionais sambas, exaltações de agremiações bem como alguns trechos de sambas-enredo do carnaval da capital 2015. Os projetos Padedê do Samba e Eu Sou o Samba realizaram apresentação conjunta.


Finda a sessão solene, todos os presentes foram convidados para prestigiar a apresentação do Samba do Irajá no galpão criolo da Câmara Municipal.

Por meio desta singela lembrança, a equipe Setor 1 parabeniza todos os agraciados pelos seus atos e pelo outorga das homenagens. Para nós, amantes do carnaval, saibam que é extremamente estimulante vivenciar e labutar ao lado de grandes personalidades como as citadas. E que estas sirvam de bons exemplos para os futuros baluartes, torcedores e espectadores do mundo carnaval. Á vocês hoje homenageados nossos sinceros agradecimentos.

Velhos trechos de samba são compatíveis com momentos incólumes como este. Nada mais justo do que encerrar esta breve explanação com a seguinte frase:

Respeitem quem pode chegar aonde eles chegaram...