quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Curso do CETE destaca o papel da bateria e dos passistas


O coração de uma escola de samba e os detentores do poder do samba no pé na avenida serão os temas das palestras deste sábado
O coração da escola e os defensores da tradição do samba no pé no carnaval darão o enfoque ao curso de tema-enredo do CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema-Enredo e Memória do Carnaval, no sábado, dia 15 de agosto, às 14h, na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), localizada no 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre. Bateria e casais de passistas serão os painéis da décima aula do curso. Os ingressos custam 10 reais. Sócios do CETE que estão com a mensalidade em dia estão isentos.
A tarde será aberta com José Augusto Pereira da Silva, mais conhecido no meio carnavalesco como Mestre Guto. Palestrante do CETE desde a primeira turma do curso, Guto vai falar sobre o setor responsável pela sustentação de ritmo durante a apresentação de uma escola de samba, além de contar alguns segredos na elaboração dos arranjos de uma bateria.
Logo depois, será a vez de Adilson Soares e Viviane Nunes, ambos passistas consagrados no carnaval de Porto Alegre, vencedores de várias premiações, detentores da tradição de mostrar o verdadeiro samba no pé na avenida e instrutores do projeto cultural Eu sou o Samba. Cria do Império da Zona Norte, Adilson demonstra sua arte há vários anos nos Bambas da Orgia. Vivi esbanja seu charme, sua graça e a habilidade de sambar na sua Imperadores do Samba.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 2
Dia 15 de agosto – 10º encontro – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) – 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico, Porto Alegre, RS).
Das 14h às 15h30: MESTRE GUTO, diretor de bateria da Estado Maior da Restinga.
Das 16h às 16h15: Intervalo
Das 16h15 às 18h: ADILSON SOARES, passista dos Bambas da Orgia, e VIVI NUNES, passista dos Imperadores do Samba.
Ingressos: R$ 10,00 para o público em geral. Sócios do CETE com a mensalidade em dia estão isentos.