terça-feira, 2 de junho de 2015

Uma tarde de autores de Enredo e Música no CETE

Foto: reprodução

Aconteceu no último sábado, no CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval, realizado na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) da Assembleia Legislativa do Estado. Quem lá estava pode assistir as palestras de Tom Astral e Ramão Carvalho encerrando o primeiro modulo do tradicional curso de Tema Enredo.

As atividades da tarde foram iniciadas com Ramão Carvalho, que tem formação em historia, mestre sala, jurado do carnaval de São Paulo, temista consagrado e nos últimos carnavais assinando os temas de Imperadores do Samba. Com uma ótima didática natural de quem é professor Ramão passou ao grupo  um breve histórico de sua trajetória no carnaval e a sua maneira de escrever e apresentar um tema enredo. Os assistentes tiveram a oportunidade de  conhecer e questionar as diferentes maneiras de desenvolvimento do trabalho. As formas de receber a ideia de um tema e de como este tema deve ser desenvolvido. O relacionamento com os profissionais contratados e a direção da escola, as condições financeiras da entidade e os mais diversos fatos que podem interferir  e influenciar na execução do trabalho foram um a um sendo apresentados e desmistificados perante o grupo. Muito a vontade com o palestrante que demonstra segurança e conhecimento profundo no assunto os assistentes puderam dialogar questionar e debater abertamente o assunto.

Foto: Divulgação


Após  um breve intervalo é chegada a hora de Tom Astral, musico compositor premiado e jurado de carnaval tendo atuado em varias cidades de nosso estado. Conhecido por sua personalidade forte e facilidade em expressar sua opinião, o profissional foi muito questionado sobre sua maneira de compor e principalmente sobre sua posição em não participar de festivais de samba de enredo ( fato recentemente publicado pelo mesmo aqui no Setor). Com vários compositores na plateia o que era para ser uma palestra tornou-se um debate e em muitos momentos uma forma de desabafo por alguns assistentes. Foi interessante ver vários profissionais debatendo o assunto de forma esclarecedora e saber  que as dificuldades e  duvidas são as mesmas em todos os segmentos e acontecem em todos e grupos. Tom debateu de forma detalhada e exemplificou as diversas formas com que as sinopses e resumos de tema são apresentadas aos compositores e o quanto isso pode ajudar ou dificultar o trabalho e automaticamente o resultado. Foi uma tarde de muito aprendizado para quem teve a oportunidade de assistir e interagir com dois talentos do nosso carnaval. De parabéns o CETE por trazer pessoas do meio com capacidade para instigar, provocar e esclarecer aos interessados sobre a nossa cultura.