quarta-feira, 10 de junho de 2015

Um salve para as harmonias gerais

O carnaval de Porto Alegre está cada vez tomando proporções maiores, relato não só pelo intercâmbio de profissionais que ocorre com os carnavais ao sul da capital, mas pela grandeza de estrutura que as agremiações estão levando para o Porto Seco.

Está cada vez mais comum a utilização de tripés, o acoplamento de alegorias até mesmo o número de desfilantes está aumentando, contudo que cresce é necessário um sistema de proteção e funcionamento e nas agremiações não são diferentes ficando esta função as coordenações ou "harmonias gerais". O segundo é um termo advém do carnaval carioca, que tem a incumbência de montar, evoluir e guiar a escola durante os minutos que antecedem e procedem o desfiles.

As harmonias gerais ou "coordenações" tem papel importante no desfile das escolas de samba

Muitas vezes confundi-se diretor de harmonia geral com diretor de carnaval pela proximidade de contato entre eles, diretor de carnaval é quem gere o carnaval da escola preocupando-se com fantasias, barracão, mestre sala e porta bandeira, contratações juntamente os presidente e etc... função que se assemelha aos diretor executivo dos clubes de futebol, porém em contrariedade e ambiguidade o diretor de harmonia geral tem por atribuição executar todas as medidas necessárias pra evoluir a escola conforme o projeto do carnavalesco, diretor de carnaval e presidência, que vai desde a montagem da escola seguindo o organograma, passando pela interação do coro da harmonia musical com as alas e até sincronização do tempo de desfile com o tempo da agremiação.

Este trabalho recai sua importância no quesito Evolução prioritariamente, mas se estendendo a outros caso alguma ocorrência prejudicial aconteça durante o desfile.

O artigo de hoje é uma singela homenagem a essa peça tão fundamental num desfile de escola, que muitas vezes sofrem com personagens que chegam somente na noite de desfiles verbalizados pelo discurso de experiência na função, anos de agremiação e acabam colocando o trabalho das harmonias gerais por "água abaixo".

Enfim está na hora de valorizar, respeitar e aceitar os comandos desta "ala" no carnaval de Porto Alegre.