quarta-feira, 17 de junho de 2015

Evolução e enredo são os temas da segunda aula do curso do CETE no sábado

As palestras vão acontecer a partir das 14 horas, na Sala Adão Pretto, no andar térreo do prédio da Assembleia Legislativa do RS
No próximo sábado, dia 20 de junho, o CETE – Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo e Memória do Carnaval realiza a segunda aula do módulo 2 do curso de tema enredo, na qual vai abordar os quesitos evolução e enredo. As palestras acontecem a partir das 14 horas, no Fórum Democrático/Sala Adão Pretto, localizado no andar térreo do prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Na primeira parte, os palestrantes serão Eder de Barros, da coordenação dos Acadêmicos de
Gravataí; Érico Leoti, diretor de carnaval dos Imperadores do Samba, e Gerson Brisolara, jornalista e pesquisador de carnaval (todos integrantes e jurados do CETE), que vão abordar sobre a evolução em um desfile de escola de samba, seu planejamento e a relação com os demais quesitos.
Logo depois, tema enredo, sinopse, concepção de desfile e organograma ganham enfoque nas palestras de Jovani César, carnavalesco e coordenador de desfiles de São Gabriel, e de Álvaro Machado, renomado carnavalesco de Porto Alegre, com passagens pela Estação Primeira da Figueira, Imperatriz Dona Leopoldina, União da Vila do IAPI, Praiana e Imperadores do Samba, idealizador e coordenador do Curso de Gestão em Carnaval realizado pela Faccat de 2008 a 2011.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 2
Dia 20 de junho – 2º encontro – Sala Adão Pretto (Fórum Democrático) – andar térreo do prédio da Assembleia Legislativa do RS.
Das 14h às 16h: ERICO LEOTI, ÉDER DE BARROS, GERSON BRISOLARA, integrantes do CETE. Painel: “Evolução: planejamento de desfile de escola de samba e a relação com os demais quesitos”.
Das 16h às 16h15: INTERVALO
Das 16h15 às 18h: ÁLVARO MACHADO, carnavalesco, JOVANI CESAR, carnavalesco, integrante do CETE. Painel: “Tema-enredo, sinopse, concepção de desfile e organograma”.
Inscrições ainda abertas
As inscrições ainda estão abertas para os interessados em participar do módulo 2 do curso de tema enredo promovido pelo CETE e podem ser feitas pela internet, pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com. Quem desejar, também pode se inscrever no local, um pouco antes do início da aula.
As aulas acontecem até o dia 29 de agosto, sempre aos sábados, das 14h às 18h, na Assembleia Legislativa do RS.
A inscrição custa 80 reais. O valor pode ser depositado na Caixa Econômica Federal Agência 0443 – C/C 2983-5 – Operação 003. Sócios do CETE com as mensalidades em dia ficam isentos da taxa. Para os demais associados, a inscrição é de 40 reais.
Os painéis vão abordar as relações do tema enredo com os demais quesitos – bateria, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, fantasias, alegorias e adereços, samba-enredo e até gestão em carnaval. O curso é dirigido a carnavalescos, componentes das escolas de samba, jornalistas, historiadores, pesquisadores e todos os apaixonados em geral pela maior festa popular brasileira.
Programação
Os palestrantes do curso são profissionais e pesquisadores do carnaval de Porto Alegre, além de nomes consagrados do carnaval carioca. Entre os convidados que virão do Rio de Janeiro, até agora estão confirmados os nomes dos carnavalescos Milton Cunha (dia 27 de junho) e Max Lopes (dia 25 de julho), o diretor de carnaval Júnior Schall (dia 4 de julho), e o fundador da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte do Rio de Janeiro, Mestre Manoel Dionísio.

Mais informações sobre o CETE e o curso de tema-enredo pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com.