quinta-feira, 25 de junho de 2015

CETE tem palestras com os guardiões dos pavilhões do carnaval

Foto Samuel Maciel/PMPA
Responsáveis pelo bailado nobre nos desfiles, mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte são os personagens do encontro de sábado, às 14 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS
Neste sábado, dia 27 de junho, o CETE – Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo e Memória do Carnaval realiza a terceira aula do módulo 2 do curso de tema enredo, na qual vai abordar os guardiões dos pavilhões das entidades carnavalescas: mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte. O encontro acontece a partir das 14 horas, no Plenarinho (Sala João Neves da Fontoura), localizado no 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Na primeira parte, a palestrante será Juciane Afrausino, que carregou o estandarte de escolas como União da Vila do IAPI, Praiana e Imperatriz Dona Leopoldina (tendo sido presidente da entidade laranja e preto de 2013 até abril deste ano) e que também foi aluna do curso do CETE. Jú, como é conhecida no meio carnavalesco, vai abordar sobre a postura e a correta condução de uma porta-estandarte em um desfile de carnaval.
Logo depois, a dança nobre do carnaval, retratada no bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira, ganham enfoque nas palestras dos renomados Guislaine Pereira, Luis Gustavo “Tiriri” da Silva e Antonio Ricardo “Chula” Silveira.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 2
Dia 27 de junho – 3º encontro – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) – 3º andar térreo do prédio da Assembleia Legislativa do RS.
Das 14h às 15h30: JUCIANE AFRAUSINO. Painel: “Porta-Estandarte”.
Das 15h30 às 15h45: INTERVALO
Das 15h45 às 18h: GUISLAINE PEREIRA, porta-bandeira, GUSTAVO TIRIRI, mestre-sala, ANTONIO CHULA, mestre-sala. Painel: “O bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira”.
Programação
No próximo dia 04 de julho, o curso do CETE receberá o primeiro profissional convidado vindo do Rio de Janeiro, o diretor de carnaval da Estação Primeira de Mangueira, Júnior Schall. A palestra dos carnavalesco Milton Cunha foi transferida para o dia 01 de agosto. Também estão para vir ao CETE o fundador da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte do Rio de Janeiro, Mestre Manoel Dionísio, e o coreógrafo Carlinhos de Jesus.
Mais informações sobre o CETE e o curso de tema-enredo pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com.