terça-feira, 26 de maio de 2015

PROJETO DA NOVA QUADRA DE VILA ISABEL A TODO VAPOR

Foto: Reprodução/web

Todos que estão direta ou indiretamente ligados ao movimento carnavalesco, sabem da problemática de se ter a sede de agremiações em localidades onde o “barulho” e outros fatores geram transtornos em algumas comunidades.

A agremiação Unidos de Vila Isabel, única representante da cidade de Viamão no carnaval da capital, que está localizada há 30 anos na Rua Marcelino Pacheco poderá cessar com esses empecilhos.

Após intervenção do Ministério Público por inquérito civil para apurar o barulho excessivo e movimentação intensificada depois dos ensaios da escola, a direção da agremiação juntamente com o prefeito Valdir Bonatto, vice-prefeito e engenheiro da prefeitura se reuniram na sede da escola tendo como tema principal uma possível mudança de endereço. A escola chegou a ser interdita em 2013. Hoje com a situação regularizada possui alvará provisório, este fornecido pela prefeitura do município.

Durante esta reunião o prefeito de Viamão se mostrou parceiro á agremiação, intensificando a idéia de ser construída em endereço viável uma nova quadra, cumprindo assim as determinações do MP.

O endereço sugerido é na Avenida da Liberdade, com área cinco vezes maior, e no local não existe vizinhança, apenas uma área de preservação. Contudo a idéia da administração de Viamão é transformar a quadra em centro de cultural onde projetos das áreas social, educativa e cultural ocorreriam in loco, sem prejuízo de causa ao estatuto e rotinas da escola. Ainda, ressalta a importância da criação de uma comissão com representantes da escola para estabelecer os critérios de uma gestão compartilhada.

E para os foliões que torcem pela escola, fiquem tranquilos... a identidade da agremiação será preservada bem como suas cores mantidas.


Em resumo os próximos passos são procurar um entendimento com o MP para que a escola fique em sua sede até o fim do deslinde desse processo por Termo de Ajuste de Contas, sem que haja prejuízo para o carnaval da entidade e aguardar a criação de anteprojeto pela prefeitura, em 60 dias, para que o Executivo implante no orçamento anual do município em Outubro do corrente.


PALAVRAS DO PRESIDENTE DA AGREMIAÇÃO

“Isabelenses, já de algum tempo estamos informando sobre a Nova Quadra da Unidos de Vila Isabel. É uma etapa que se iniciou em 2013 provocada por ação judicial, via Ministério Público de Viamão, em função da nossa localização que, depois de muitas idas e vindas, levaram a tomada de decisão de nos mudarmos do nosso atual local. Todos esses assuntos e dilemas já foram adequadamente discutidos.
Comunico a todos os interessados que a execução do projeto já começou, com previsão de inauguração ainda para esse ano de 2015.
Com o objetivo de informar plenamente e constantemente a Familia De Vila Isabel sobre todos os andamentos do projeto convido a conhecerem a nossa página da Nova Quadra da Unidos de Vila Isabel.
SEMPRE VILA ISABEL!!!”