segunda-feira, 11 de maio de 2015

Padedê do Samba e o Projeto Mais Cultura

Por Ramão Carvalho 

O Padedê do Samba segue promovendo atividades no Projeto Mais Cultura junto à Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Neri. No mês de maio, com as oficinas de Arte com recicláveis, ministrada por Caren Nurimar; Oficinas de Jongo com o professor Sorridente (capoeirista) Carlos Henrique e Oficinas de Mestre Sala com Luis Gustavo, o Tiriri.

As oficinas são gratuitas e atendem a comunidade do entorno da escola, principalmente os alunos e moradores da Vila Nazaré.


Ainda dentro do Projeto Mais Cultura, a escola junto ao Padedê do Samba vai oferecer nesse sábado dia 16 de maio de 2015, atividades relacionadas ao samba, executando a proposta de formação cultural e aprendizado que promovem vivências, pesquisas e valorização de bens culturais de natureza popular, material e imaterial referentes à memória e identidade cultural dos variados segmentos da população brasileira, como as festas, as danças, as brincadeiras, as palavras e expressões.

Os projetos visam os saberes e fazeres da cultura brasileira, podendo incluir produção de materiais didáticos, realização de oficinas de transmissão de conhecimentos da tradição, de pesquisas em arquivos e locais referenciais para a história e a identidade local, regional e nacional, dentre outras atividades. Tudo isso numa proposta do Governo Federal,via MEC/FNDE.

O quê: Saber e Fazer - Atividade teórico-prática e temática do Samba.
Quando: 16/05/2015 – 9:30h as 11:30h
Onde : Escola Estadual de Ensino Fundamenta Ana Neri – Rua Joaquim Silveira, nº738 – Pq São Sebastião – Porto Alegre


Cronograma:

  • 9:30-10:15: Palestra “Samba, origens e resistência”, por Ramão Carvalho
  • 10:15-10:30  – intervalo
  • 10h30 as 11h30 – Vivência prática de samba – Adilson e Gisele Mendonça

As atividades de sábado são gratuitas e abertas ao público. Necessário chegar antes para inscrição.