quinta-feira, 30 de abril de 2015

Samba Puro e verdadeiro


O povo do carnaval fecha o mês em grande estilo... Academia de Samba Puro hoje (30) cruza a “linha amarela” da existência ao completar mais um ano, e já são 31 anos de pura elegância.

O lema incrustado em todos os corações da comunidade da Conceição bem define a origem da agremiação: “Somos a raiz do samba!”

Com nome tão imponente, e sem deixar de ser humilde, a escola que hoje carrega o nome da banda musical de Mestre Papai foi fundada na década de 80 por um grupo de carnavalescos da comunidade, entre eles alguns pertencentes à Academia de Samba Praiana. Decidiram assim, criar uma escola que bem representasse a comunidade nos carnavais da capital.

Como essência, utilizaram o samba de raiz, que por certo é a expressão mais autêntica da cultura popular brasileira. Como símbolo, nada mais digno do que escolher o carro-chefe dentre todos os sambas e sambistas... O pandeiro de couro que reina soberano sob as mãos de vários menestréis, e para as cores do manto azul, amarelo e branco.


Como falar de Samba Puro e não tocar no nome das grandes personalidades daquele lugar especial?... Mestre Papai – comandante puro e verdadeiro de ritmo e ritmistas e que sempre encantou na avenida; e Mestre Paraquedas – sambista griô multifacetado que sempre contribuiu como sambista, compositor e desenhista...

 Mestre Nando do Cavaco, Jorge Augusto Nobre Santos – o Pitoco (primeiro intérprete), Lilico (passista), Valquíria, Wilza e Nair (Porta-Estandartes)...  personagens marcantes da escola e que despertaram emoções que se citados dariam texto pra meses.

Foto: reprodução/web
A escola foi agraciada com o título de campeã seis vezes nos grupos em que competiu: 1987 (Campeã do Grupo III); 2001 (Intermediário B); e 1991, 2002, 2010, 2013 (Intermediário A – 1B); Atualmente a escola desfila pelo Grupo Intermediário A da capital.

Deixando de lado problemas que rotineiramente assombram o carnaval gaúcho, o diferencial da Academia, é que cada peça é fundamental e tida como tal pela escola, fazendo com que os destaques/integrantes fiquem inteiramente imbuídos do seu papel. Assim como uma roda de samba – todo mundo é bem vindo!

E, quando da passagem por essa data marcante, a equipe Setor 1 estende felicitações e sucesso a todos os integrantes da agremiação e comunidade, de ontem e de hoje, que sempre zelaram pela defesa dos ideais e propostas da entidade, levando para a avenida o mais refinado samba de morro. E que venham as surpresas de 2016...

Escola digna de todos os reconhecimentos. Hoje mais do que nunca, lá em cima o Samba é Puro... É tradição.