quarta-feira, 29 de abril de 2015

Gestores do carnaval. A turma de 2008!


Sabendo da realização do curso do CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval que acontecerá a partir do mês de maio, das 13h30 às 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, me faz ter saudade de um momento e de uma turma inesquecível.

Em 2008 o carnavalesco e professor de Turismo da Faccat, Faculdades Integradas de Taquara, Alvaro Machado, teve a ideia de levar o carnaval para a sala de aula. Juntamente com a Faccat nascia o primeiro curso de extensão de Gestão no Carnaval. As aulas eram realizadas na sede da AECPARS, na avenida Ipiranga. A turma era formada por 28 alunos  apaixonados pelo carnaval.


 O curso teve duração de 120 horas, com as disciplinas: “As origens do Carnaval”, “Sociologia do Carnaval”, “Cálculo de Orçamento”, “A empresa Escola de Samba”, “Harmonia Musical”, “Figurino”, “Bateria”, “Programas sociais e esportivos”, “Carnaval e Marketing”

Mas além destes quesitos o que impressionava era a vontade de cada integrante do curso de mudar o rumo do nosso carnaval tanto que cada aula era interminável com troca de ideias sobre o que ocorria na avenida.  


No curso criamos escolas de samba, enredos, estruturas de alegoria, planejamento, tudo que uma agremiação deveria desenvolver. O sonho era que todos esses quesitos tivesse aproveitamento nas agremiações, mas ainda não foi possível, um dia quem sabe...

Com o encerramento do curso foi criada a Associação de Gestores do Carnaval, hoje a maioria dos formandos colabora e mantém a chama da paixão pelo carnaval. Afinal. Somos Gestores do Carnaval!

Os formandos do Primeiro Curso de Gestão no Carnaval são:


Arizinho;
Claudioberto Chagas;
Claiton Silva;
Cesar de Lucena;
Cristina Pereira;
Elias Costa;
Edison Santos (Dico);
Evonesa Araújo;
Fábio Ferreira;
Hamilton Moraes (Salsicha);
Jorge Péres;
Júlio Ferreira;
Kátia Regina;
Kid;
Luiz Armando Vaz;
Mauricio Correa;
Marcelo Demétrio;
Patrícia Fraga;
Paula Peixoto;
Pedro Rafael Marques.
Rosângela Souza (Pipoca);
Rosemari de Castilhos;
Rodrigo Rufino;
Sérgio Di Tanger;
Simone Ribeiro;
Vitor Hugo Amaro;
Zilene Silveira;
Zé Cartola.
Adailson Santos ( Dadá)