sexta-feira, 3 de abril de 2015

Deu Samba... no Porto Seco !!!


Hoje vim falar ou prestar homenagens às mentes que produzem... que compõem os hinos que são apresentados na nossa grande festa no Porto Seco.

Em maior ou menor dimensão, todos são defendidos com garra e amor pelos "desfilantes" de suas escolas. Têm papel decisivo também no contexto geral de um bom ou de um mau desfile. Podem salvar ou prejudicar todo o carnaval de uma escola de samba.

Independente das notas dos jurados, só por “passarem” na avenida, todas as obras já são vencedoras, mesmo as que são feitas sob encomenda e não participam dos festivais. E como foram grandes e disputados nossos festivais!

Poderia citar aqui muitos nomes que merecem essa homenagem, mas com certeza esqueceria alguém, então melhor homenagear a todos, sem exceção, e sem destacar ninguém.

Foto: reprodução/web
Foto: reprodução/web
Como faço parte desse grande time de pessoas que se propõem à essa missão, posso dizer que é um trabalho que dispõe de tempo, vontade, paciência, algum dinheiro (no caso dos festivais) e... PAIXÃO! Noites em claro, discussões com parceiros, o risco de se ganhar inimizades ou perder amizades, o risco de se ganhar um prêmio ou perder todo o investimento em um festival, a satisfação de ver o povo cantando aquilo que você outrora criou, enfim, sorrisos e lágrimas. Tudo isso faz parte do universo de um compositor.

Como a vida é uma incansável evolução, o universo dos compositores aqui do estado também evoluiu. E criou-se a “COMPOR”, a associação que já está cuidando dos interesses dessa gente toda. Liderada por Rafael Tubino, a entidade está de portas abertas para receber novos adeptos, novos membros, novos COMPOSITORES. Se você compõe já sabe, temos agora a COMPOR.

Em nome de todos nós, tenho um pedido a fazer...

Cantem, com amor, com raiva, com alegria ou com tristeza, com ou sem emoção... Mas cantem seus sambas. Mesmo não sendo aquele que você torceu no festival, mesmo não gostando do compositor, mesmo estando indignado com o (a) presidente; mesmo estando de mal com o mundo... Cante... Cante o samba de sua escola. Isso é o que faz a diferença. Fora que cantar faz um bem danado à alma, hehehe. Precisamos urgente dos ensaios de canto nas nossas escolas. Os desfiles vão ficar muito mais contagiantes!

Um mega abraço a todos os meus colegas de caneta (ou tecla) hehehe.

Em meu nome e da equipe do Setor 1, parabenizamos todos os compositores do nosso carnaval e desejamos a todos muita inspiração para que cantemos juntos grandes obras nos carnavais que virão!  

Abraço Astral e fui!