quarta-feira, 8 de abril de 2015

Da série: "O rosto da Escola" - Ousadia



Iniciando a série para exaltar as comissões de frente, vamos conhecer um pouco mais sobre a Ousadia, o rosto do Império da Zona Norte.

A comissão de frente dos Leões da Zona Norte, foi sem sombra de duvidas umas das revelações do ultimo carnaval. Depois de muitas desconfianças os estreantes no grupo especial mostraram que tem potencial de sobra para defender uma escola de ponta do carnaval de Porto Alegre.

Essa história começou lá no ano de 2006, quando o Coreógrafo Aguinaldo Jr, até então integrante da CFBO (Comissão de Frente Bambas da Orgia), foi convidado a realizar um trabalho juntamente com escola de samba Nossas Raízes em Canoas. La existia duas comissões de frente, uma oficial e outra mirim que era formada por meninos de 10 à 12 anos que estavam sempre atentas ao trabalho dos maiores.


O trabalho na Nossas Raízes foi até o ano de 2008, mesmo ano em que se desligou da CFBO depois de 8 canaviais.

Depois de 3 anos afastado do Carnaval, em 2012 com o retorno da escola Unidos do Guajuviras para o carnaval de Porto Alegre, o coreógrafo montou um time novo que contaria com integrantes da antiga comissão da Nossas Raízes e alguns oriundos da comissão de frente mirim, afinal eles já haviam crescidos e o amor pelo carnaval aumentado. Ai Nascia a Ousadia Comissão de Frente.

No ano seguinte o grupo teve um acréscimo, tinham 24 integrantes divididos em duas agremiações: 12 na Unidos do Guajuviras no grupo A e 12 na Unidos do Capão no grupo de acesso, com excelentes desfiles e diversas premiações. Foram: Troféu Udesca pelo Grupo A e Estandarte de Ouro pelo grupo de acesso. Em 2014 houve uma união dos 2 grupos em uma mesma agremiação, a Unidos do Capão onde novamente foram estandarte de ouro no Grupo A.


Com bom trabalho sendo realizado nos grupos A e acesso o convite no especial era questão de tempo. E em 2015 passaram finalmente a defender as cores do Império da Zona Norte.

"O trabalho foi duro. Assumimos apenas 2 semanas antes da Mostra de Sambas Enredo onde seria nossa estréia no grupo especial, com a dedicação de todos da equipe se fez possível a realização do trabalho nesse curto espaço de tempo, pois eram apresentações quase diárias,e tínhamos apenas 3 meses para nos preparar. Graças a Deus deu tudo certo” - Aguinaldo Jr. Coreógrafo da Comissão de Frente

Para o ano de 2016. A comissão promete mais um show agora com muito mais tempo para se preparar, preparação esta que já iniciou desde o inicio do mês passado. Esta é a Comissão de Frente Ousadia, o rosto do Império da Zona Norte.