segunda-feira, 16 de março de 2015

Lançamento do Projeto Bailado

Estivemos presente na bela cerimonia que aconteceu neste sábado dia 14 de março de 2015, na Sede da Associação Satélite Prontidão, rua Alberto Rangel, numero 528, no bairro Rubem Berta em Porto Alegre o Lançamento do Projeto Bailado liderado pelo Mestre Sala Chula Silveira.

O mestre de cerimônias foi Hélio Gracia, que agradeceu a presença de todos, destaques, familiares e imprensa – Setor1 e Tamo Junto.

O senhor Nilo Feijó - presidente do Satélite Prontidão foi chamado para algumas palavras. O senhor, negro, de cabelos brancos e de muita ‘experiência’ salientou a importância deste projeto para a Associação, devido as suas raízes na negritude, emocionou-se ao falar das baianas, da velha guarda do carnaval e, após recuperado, salientou sabiamente sobre as simbologias que este projeto ensina, uma vez que: “[...]...o Estandarte e Bandeira tem o mesmo ‘peso’, pois ambos são símbolos...[...]...Eles representam o todo... a negritude e o carnaval...[...]”.


A seguir, subiu ao púlpito o Professor de Educação Física e Vereador Garcia, que falou em prol do ambiente cultural, e da igual importância do esporte como formação do sujeito, e que ambos interligados farão a uma grande diferença para a comunidade.

Durante a cerimônia um vídeo foi apresentado com as falas dos instrutores Chula, Priscila e Tatiele, dando conta de como começaram. Alguns alunos também postaram depoimentos e através da gravação de vídeos demonstraram agradecimento aos instrutores do projeto que já havia sido realizado na Escola de Samba Estado Maior da Restinga com o nome de ‘Bailado do Cisne’.

Guaraci Feijó, grande carnavalesco estava presente e foi convidado por Hélio Garcia. Ele falou da importância do projeto para o carnaval e para a comunidade carnavalesca... Agradeceu a todos e contou como aconteceu o encontro e a parceria do Satélite Prontidão e o Projeto Bailado.

O mestre sala e criador do projeto, Chula, falou emocionado do projeto e da grande retomada, onde acontecerão mudanças para a linha pedagógica e psicológica. Lembrou que no início eles realizavam um trabalho mais “amador”, mas que a meta agora é da busca de uma qualificação mais profissional dos destaques do carnaval. Agradeceu aos instrutores do curso e a todos, também lamentou a ausência de lideranças e dos representantes do carnaval. Agradeceu especialmente ao Satélite Prontidão a acolhida e a oportunidade para desenvolver as aulas.

O Presidente da Academia de Samba Praiana, Miro Leal, chegou quase ao final da abertura e foi aplaudido, por ser o único presidente de escolas presente. Após houve um brinde entre os presentes e foi servido um coquetel aos presentes.

Para saber mais sobre a Sociedade Satélite Prontidão:
FEIJÓ, Ana Lúcia Felippe. Os 110 anos da associação satélite prontidão em uma viagem através da fotografia disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/71637