sábado, 14 de março de 2015

É HOJE... CARNAVAL EM NOVA SANTA RITA

Jessica Daiane, Porta Estandarte da escola. Foto: Henrique Laubine

“É hoje o dia da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar”... E é relembrando esse memorável trecho de samba enredo da grandiosa União da Ilha do Governador, que começamos a viagem ao carnaval de Nova Santa Rita.

Você sabe onde fica Morretes? Você conhece a Escola de Samba Estado Maior de Morretes? Acreditem, o espírito carnavalesco também passa por lá.

Um bairro de Nova Santa Rita que quando chega essa época “explode” nas festas de momo com sua humildade e força que atinge a todos que presenciam este espetáculo.

A entidade carnavalesca foi criada no bairro pelo grande Venir Costa Silva, Seu Mercado como é carinhosamente reconhecido na comunidade, que, grande amante e bamba do carnaval viu a necessidade de concretizar seu sonho – alegrar a toda comunidade. Compositor, diretor de harmonia e grande incentivador social faz de “Seu Mercado” peça fundamental para a alegria daquele lugar até hoje. 

Venir Costa - Seu Mercado e sua harmonia. Foto: Henrique Laubine
O nome escolhido para a entidade, Estado Maior de Morretes, não foi á toa. Buscando espelhamento nos oficiais do Exército Brasileiro (os quais fazem parte do Estado Maior), procurou trazer o perfil desses homens para dentro da entidade: destreza, seriedade, comprometimento e o bem cumprir das missões. Na visão deste grande homem do carnaval num comparativo para sua realidade, estes adjetivos todos estão presentes na comunidade. 

Numa singela homenagem as fábricas de cimento da cidade, a escola faz sua viagem sobre o tema intitulado “Aqui no meu lugar, até João de Barro faz casa de cimento”.

E hoje (14), descendo a serra cheios de euforia para desfilar, a escola Estado Maior de Morretes realiza sua apresentação. O palco da apresentação será a Rua da Prainha a partir das 23 horas. Após o desfile a festa segue comandada pelos dos DJs que animam o evento com seu tradicional trio elétrico.

A carnavalesca da entidade Aline Conceição e o presidente William Felix nos prometem uma noite de encantos mil, mesmo com toda a problemática dos repasses de verba, que infelizmente assola o nosso carnaval. Mas como consumam dizer, nada como o sorriso da comunidade para compensar no final.

Participação da comunidade no ano passado. Foto: Henrique Laubine

Então comunidade morretense e região, hoje é dia do riso chorar mas de alegria ao ver Estado Maior de Morretes e seu tigre imponente rugirem na avenida.